Correio do Povo

Porto Alegre, 31 de Julho de 2014


Porto Alegre
Agora
14ºC
Amanhã
17º 25º


Faça sua Busca


Notícias > Política

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

12/02/2014 19:02 - Atualizado em 12/02/2014 19:18

Záchia é interrogado por juiz e procurador federal no caso da Operação Rodin

Ex-secretário municipal do Meio Ambiente é um dos réus do processo

O juiz Loraci Flores de Lima, da 3ª Vara Federal de Santa Maria, ouviu nesta tarde o ex-secretário municipal do Meio Ambiente Luiz Fernando Záchia. Réu em uma das dez ações penais oriundas da chamada Operação Rodin, Záchia foi interrogado pelo magistrado e pelo procurador federal Ivan Claudio Marx por meio de videoconferência. Ao final da audiência, o juiz abriu prazo para apresentação das alegações finais. O Ministério Público Federal (MPF) terá 15 dias, a contar da publicação do despacho para apresentar seus memoriais. Depois, será a vez dos advogados de defesa, que terão o mesmo prazo. Ao final do período, os autos voltarão conclusos para sentença.

Operação Rodin

Deflagrada em 6 de novembro de 2007 pela Polícia Federal, a chamada Operação Rodin deu origem a dez ações penais e três ações de improbidade administrativa que tramitam na 3ª Vara Federal de Santa Maria. O processo principal tem 32 réus e mais de 90 mil páginas. Ao longo de seu andamento, foram ouvidas mais de 300 testemunhas e proferidas mais de 200 decisões.

No caso da ação penal contra o ex-deputado e chefe da Casa Civil durante o governo Yeda, a denúncia foi oferecida pelo Ministério Público Federal (MPF) em outubro de 2011. A defesa prévia do acusado foi apresentada em fevereiro do ano seguinte. Ao longo do processo, foram ouvidas três testemunhas de acusação e uma de defesa. Outras sete pessoas foram dispensadas pelos advogados do acusado de prestar depoimentos.

Bookmark and Share



Fonte: Renato Oliveira / Correio do Povo






O que você deseja fazer?

Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.