Porto Alegre, quinta-feira, 23 de Outubro de 2014

  • 12/02/2014
  • 22:43
  • Atualização: 23:07

Após onda de calor, quinta-feira terá marcas mais amenas no RS

Temporais serão menos frequentes, com chance de vendaval e granizo no Norte

  • Comentários
  • Metsul

O tempo instável predomina nesta quinta-feira no Rio Grande do Sul, com a atuação de uma frente fria – que pôs fim à onda de calor no Estado. Chove no decorrer do dia na maioria das regiões e há risco de intensas precipitações localizadas com alagamentos, especialmente entre o Centro e o Norte do Estado. A ameaça de temporais de vento e granizo, contudo, cai bastante e se limita ao Norte gaúcho.

Podem ocorrer intervalos de melhora, sobretudo em pontos do Oeste e do Sul. A temperatura estará amena após a sufocante onda de calor e o vento sopra do quadrante Sul, inclusive com rajadas fortes no Sul do Estado.

As mínimas são mais amenas que nas últimas semanas, com 15°C em São José dos Ausentes e Vacaria. As máximas, por sua vez, dificilmente chegam nos 30°C, com 27°C previstos para Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 20°C e 25°C.

O calor excessivo, por sua vez, terminou com a chegada de uma grande frente de temporal. O ar frio que começou a ingressar, nesta quarta-feira, no Rio Grande do Sul, trouxe temporais fortes em várias cidades. Até o começo da noite, os estragos mais graves se davam nos vales do Taquari e do Sinos.

Na área de Lajeado os problemas vieram com vento destrutivo e a chuva. Houve danos em Santa Clara do Sul. No Sinos, chuva extrema no fim da tarde e começo da noite. Campo Bom teve 80 mm em apenas duas horas, dois terços da média de todo o mês, e havia relatos de 120 mm em só uma hora em Ivoti.

O risco de chuva localmente forte a intensa segue nesta quinta, sobretudo do Centro para o Norte gaúcho. A temperatura fica agradável nos próximos dias e renova-se o alerta de risco de forte ressaca do mar na orla.

Bookmark and Share