Porto Alegre, segunda-feira, 22 de Dezembro de 2014

  • 13/02/2014
  • 12:39
  • Atualização: 12:53

Descongelamentos de livros da Ufrgs devem ocorrer até o final do mês

Obras foram congeladas a uma temperatura de -25ºC

  • Comentários
  • Stephany Sander / Rádio Guaíba

O procedimento  para recuperar os livros danificados durante um alagamento que ocorreu na virada do ano, na biblioteca do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia (IFCH), localizado no Campus do Vale da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), ainda não tem data para ocorrer. No entanto, conforme a diretora da biblioteca, Caren Freitas, ele deve ser realizado nas próximas semanas. “Estamos preparando a sala onde o processo de descongelamento deve ocorrer. Tão logo ela fique pronta, iremos realizar a ação”, destaca.

O conjunto de publicações foi colocado em um contêiner refrigerado para que os fungos presentes nas obras sejam eliminados. A técnica é considerada inédita no Brasil. Ao todo, 18 mil obras foram afetadas, mas pouco menos da metade foi congelada a uma temperatura de -25ºC. Depois de descongeladas, começarão a ser retiradas para que possam ser restauradas individualmente.

O custo mensal do aluguel do contêiner é de R$ 3 mil, enquanto o valor dos livros danificados é difícil de ser estimado, segundo a diretora. Apesar do esforço para recuperação, a estimativa da Ufrgs é que cerca de 10% dos livros molhados sejam perdidos.


Bookmark and Share


TAGS » Educação, Livros, Ufrgs