Correio do Povo

Porto Alegre, 25 de Abril de 2014


Porto Alegre
Agora
13ºC
Amanhã
13º 23º


Faça sua Busca


Notícias > Internacional

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

14/02/2014 08:05 - Atualizado em 14/02/2014 08:30

Duas pessoas morrem em erupção de vulcão na Indonésia

Moradores evacuaram casas e aeroportos foram fechados

Duas pessoas morrem em erupção de vulcão na Indonésia
Crédito: Aman Rochman / AFP / CP

Uma erupção vulcânica na Ilha de Java causou a morte de pelo menos duas pessoas e levou à retirada de moradores, interrompendo ligações de longo curso e fechando aeroportos internacionais. O Mount Kelud, considerado um dos vulcões mais perigosos da região, expeliu cinzas e rochas em brasa nessa quinta-feira (13) à noite, poucas horas depois de ter sido lançado o estado de alerta.

Imagens de emissoras de televisão da Indonésia mostram cinzas e rochas caindo nas aldeias e a fuga de moradores, em carros e motos, para os centros de abrigo.

Um homem e uma mulher, ambos com 60 anos, morreram depois de materiais vulcânicos terem coberto os telhados de suas casas, causando desabamentos no distrito de Malang, informou o porta-voz da Agência Nacional de Desastres, Sutopo Purwo Nugroho. "As casas foram mal construídas e parecem ter entraram em colapso com o peso", disse.

Cerca de 200 mil pessoas de 36 aldeias, em uma área de 10 quilômetros, na zona oriental de Java, foram obrigadas a sair das localidades, acrescentou o porta-voz.

A companhia aérea Virgin Australia informou que cancelou todos os voos de e para Phuket, Denpasar e ilhas de Christmas e Cocos.

Um porta-voz da companhia australiana Qantas disse que os voos entre Jacarta e Sydney foram adiados para este sábado (16).

As cinzas cobriaram as cidades javanesas de Surabaya, Yogyakarta e Solo, onde os aeroportos internacionais foram fechados temporariamente, disse o representante do Ministério dos Transportes Herry Bakti, enquanto a Metro TV mostrava imagens de aviões em terra cobertos de cinzas. "Todos os voos para esses aeroportos foram cancelados e outros, incluindo alguns entre a Austrália e Indonésia, foram desviados", disse Bakti.

Monte Kelud, que já provocou mais de 15 mortes desde 1500, é um dos cerca de 130 vulcões ativos na Indonésia. No início deste mês, o Vulcão Mount Sinabung, no oeste da ilha de Sumatra, desencadeou forte erupção, causando pelo menos 16 mortos.

Bookmark and Share


Fonte: Agência Brasil







O que você deseja fazer?

Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.