Porto Alegre, sábado, 25 de Outubro de 2014

  • 14/02/2014
  • 20:42
  • Atualização: 21:02

Quarta faixa da freeway pode ser liberada até o fim de fevereiro

Projeto prevê extensão da via extra até Gravataí para desafogar trânsito da Grande Porto Alegre

  • Comentários
  • Cristiano Soares/Rádio Guaíba

A quarta faixa da freeway, construída no canteiro central da rodovia, deve ser liberada até o fim de fevereiro, com apenas ajustes pendentes. A entrega oficial é prevista para 13 de março pela Concepa, responsável pela autoestrada Porto Alegre-Osório. Com 5,2 quilômetros de extensão, a obra já teve 80% da barreira rígida de concreto no canteiro central concluída, 55% da camada asfáltica aplicada e finalizada a instalação dos postes de iluminação, faltando somente as instalações elétricas.

Com a entrega da Rodovia do Parque (BR 448), o projeto da ERS 010 (Rodovia do Progresso) e o fluxo intenso pela BR 116, na região Metropolitana, a 4º faixa deve servir para desafogar o trânsito na entrada e saída da Capital. O projeto ainda prevê a extensão da 4º faixa até o trecho entre a BR 448 e a ERS 118, em Gravataí.

Segundo o gerente de Engenharia da Concepa, Fábio Hirsch, o projeto foi entregue em outubro de 2013 à Agência Nacional de Trasportes Terrestres (ANTT) e está em fase de avaliação e ajustamento de contrato. Falta ainda decidir de onde sairão os recursos para custear a obra: do governo Federal, da concessionária - através de um aumento na tarifa - ou via prorrogação do prazo de concessão.


Bookmark and Share