Porto Alegre, domingo, 26 de Outubro de 2014

  • 16/02/2014
  • 20:50
  • Atualização: 20:57

Onze mineiros são resgatados na África do Sul

Cerca de 200 trabalhadores ainda podem estar presos em extração ilegal a leste de Johannesburgo

Cerca de 200 trabalhadores ainda podem estar presos em extração ilegal a leste de Johannesburgo | Foto: Alexander Joe / AFP / CP

Cerca de 200 trabalhadores ainda podem estar presos em extração ilegal a leste de Johannesburgo | Foto: Alexander Joe / AFP / CP

  • Comentários
  • Correio do Povo

Onze mineiros foram resgatados de uma mina ilegal, neste domingo, no leste de Johannesburgo, na África do Sul. As estimativas são de que pelo menos 200 trabalhadores continuem presos no o segundo acidente no setor de mineração em duas semanas no país.

As equipes de socorro utilizaram equipamento pesado para escavar um túnel e resgatar os mineradores. Um grupo de 30 dos mineiros clandestinos está mais perto da superfície. Os 30 "nos disseram que debaixo deles há outros 200", contou o porta-voz da organização especializada em resgates de emergência ER24, Werner Vermaak.

Os mineiros ilegais serão detidos pelas autoridades depois de serem resgatados, afirmou a polícia. "Há muitos deles que se recusam a sair por medo de serem presos", acrescentou o responsável pela operação, Mack Mngomezulu.

As autoridades municipais disseram que os mineiros clandestinos entraram no sábado na jazida, que havia sido escavada ilegalmente atrás de um estádio de críquete na localidade de Benoni, no leste de Johannesburgo. A polícia suspeita que alguns deles tenham estado debaixo da terra há pelo menos 12 dias, depois do desabamento de uma galeria, informaram os socorristas.

A equipe de resgate conseguiu fazer chegar alimentos e água aos trabalhadores presos, mediante uma corda. A polícia que vigiava a área descobriu que um grupo de pessoas havia ficado preso na mina, quando alguém que passava perto ouviu gritos pedindo ajuda. Os acidentes são muito frequentes nas minas da África do Sul, as mais profundas do mundo. Pelo menos oito mineradores morreram há duas semanas depois que um tremor provocou um incêndio no fundo da mina de ouro Harmony, no oeste de Johannesburgo.


Bookmark and Share