Porto Alegre, sexta-feira, 31 de Outubro de 2014

  • 18/02/2014
  • 14:11
  • Atualização: 15:38

Metroplan adia entrada em vigor de redução tarifária nos ônibus metropolitanos

Novos valores começarão a ser aplicados em 27 de fevereiro

  • Comentários
  • Rádio Guaíba

A Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan) adiou para o dia 27 de fevereiro a entrada em vigor das novas tarifas dos ônibus metropolitanos que atendem o eixo norte. A recomendação partiu do departamento jurídico do órgão atendendo solicitação da Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (Agergs) para que a medida tenha validade 15 dias após a aprovação. Os novos preços foram referendados no último dia 12.

A tarifa para o deslocamento entre as cidades de Canoas, Esteio, São Leopoldo, Sapucaia do Sul e Novo Hamburgo passa a ser única, de R$ 2,65. Já o valor do deslocamento dessas cidades para Porto Alegre – ou da Capital para esses municípios – será de R$ 3,15.

A nova tarifa valerá para a linha comum das empresas Real Rodovias, Central e Vicasa e deve beneficiar 250 mil usuários por semana. Também ficou definido que as empresas de transporte coletivo terão até a primeira quinzena de abril para apresentar o cronograma de renovação da frota. A proposta aprovada prevê pelo menos 20 novos veículos por ano gerando mais qualidade e conforto aos usuários.

De acordo com o superintendente, Oscar Escher, o projeto elaborado pela Metroplan tem o objetivo de atrair mais usuários para o transporte rodoviário e preparar o sistema para a integração, inclusive com o trensurb. Hoje, há 20 mil lugares por dia e 520 mil lugares por mês disponíveis nos coletivos que operam no sistema de transporte do eixo norte. Uma das estratégias da Metroplan foi reduzir de 11 para duas tarifas.

Bookmark and Share


TAGS » Geral, metroplan