Porto Alegre, sexta-feira, 31 de Outubro de 2014

  • 19/02/2014
  • 08:10
  • Atualização: 08:13

Piratini tenta manter controle sobre CPI da energia elétrica

Governo quer indicar relator, cargo também reivindicado pela oposição

  • Comentários
  • Fernanda Pugliero / Correio do Povo

A primeira Comissão de Inquérito Parlamentar (CPI) a ser protocolada esse ano na Assembleia Legislativa é também a primeira durante a gestão de Tarso Genro (PT) que avaliará um serviço público, a energia elétrica. Apesar de ser apenas um dos objetos da investigação, a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) deve ser o pivô do embate político.

O pedido de instalação da CPI contou com 51 assinaturas das 19 necessárias. Proposta pelo deputado tucano Lucas Redecker, a proposta ganhou adesão de todos os deputados da base aliada (PT, PC do B e PRB), após o aval do governador. Os únicos a não assinarem o requerimento foram os deputados Márcio Biolchi (PMDB) e Nelsinho Metalúrgico (PT), que estão em viagem; além de Juliana Brizola (PDT), que se atrasou para a sessão plenária dessa terça. O deputado Gilmar Sossella não assina o requerimento por presidir a Casa.

A definição dos 12 componentes da comissão já começou a ser desenhada entre as bancadas. A disputa mais acirrada será quanto à relatoria. Na oposição, João Fischer (PP) e Giovani Feltes (PMDB) almejam o posto. Entre os aliados, Altemir Tortelli (PT) e Heitor Schuch (PSB) - que, apesar do partido se considerar independente na Assembleia, ainda vota como base em plenário - sinalizam querer a relatoria. A presidência ficará com o proponente da CPI.

Enquanto a bancada do PT faz questão de brigar pela relatoria da comissão diretamente, no Palácio Piratini, a estratégia é outra. O governo articula nos bastidores que um 'deputado aliado de confiança' - que poderia ser Marlon Santos (PDT) ou Heitor Schuch (PSB) - fique com a vaga. Apesar de PDT e PSB terem desembarcado do governo Tarso Genro no ano passado, tanto Santos quanto Schuch ainda votam como aliados de Tarso.

Bookmark and Share