Correio do Povo

Porto Alegre, 30 de Agosto de 2014


Porto Alegre
Agora
9ºC
Amanhã
16º 27º


Faça sua Busca


Notícias > Geral > Saúde

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

21/02/2014 19:28 - Atualizado em 21/02/2014 19:37

Servidores da Saúde suspendem paralisações até depois do Carnaval

Secretário Carlos Casartelli admite debater legislação incluindo insalubridade, mas não para todos

O Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) garantiu que não voltarão a ocorrer paralisações no Hospitais de Pronto Socorro e Presidente Vargas antes da assembleia da categoria, a ser agendada após o Carnaval. A decisão foi anunciada após duas horas de reunião entre trabalhadores da Saúde, Secretaria da Saúde e Secretaria do Planejamento e Orçamento. Aproximadamente 2 mil servidores não trabalharam ontem, o que comprometeu parte dos procedimentos nos hospitais e em três unidades de pronto-atendimento.

O secretário da Saúde, Carlos Henrique Casartelli, sinalizou que pode ser debatida uma legislação nova sobre segurança do trabalhador, incluindo a questão da insalubridade. O pagamento de 40% sobre periculosidade é a principal reivindicação da categoria, que também pede revisão nos plantões.  

Atualmente, o servidor perde o benefício ao trocar uma UTI por um consultório clínico, por exemplo, conforme a CLT. O titular da pasta defende que alguma diferenciação seja mantida. “Não é possível pagar a mesma coisa para todos, nem mesmo seria justo”, ressaltou. A discussão ainda precisa do aval de outras secretarias, como a da Administração, e do prefeito José Fortunati.

A presidente do Simpa, Carmem Padilha, ressaltou que algumas das reivindicações da categoria, como a nomeação dos profissionais aprovados em concurso no ano passado e a redução da jornada de trabalho, não avançaram nesta sexta. “Vai continuar o mesmo problema dos plantões de 12 horas e a falta de profissionais”, reclamou. A entidade admite voltar a protestar e fazer paralisações após a assembleia da categoria.

Bookmark and Share

Fonte: Samantha Klein / Rádio Guaíba






O que você deseja fazer?

Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.