Porto Alegre, sábado, 20 de Dezembro de 2014

  • 22/02/2014
  • 12:34
  • Atualização: 12:36

Fortunati quer encerrar ano com 50 quilômetros de ciclovias em Porto Alegre

Prefeito realizou um passeio ciclístico nos bairros Cidade Baixa e Centro

  • Comentários
  • Mauren Xavier / Correio do Povo

Porto Alegre deverá encerrar o ano com 50 quilômetros de ciclovias, anunciou o prefeito José Fortunati, na manhã de sábado, quando foi realizado um passeio ciclístico nos bairros Cidade Baixa e Centro. O ato foi uma comemoração antecipada do Dia Municipal do Ciclista e de Incentivo ao Uso de Bicicleta, que é celebrado no próximo dia 25. Atualmente, a cidade já conta com 20,2 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas em diversos pontos da cidade.

No percurso, que saiu da avenida José do Patrocínio, na Cidade Baixa, e seguiu até a Usina do Gasômetro, Fortunati estreou a bicicleta que recebeu na sexta-feira passada da delegação da Holanda. O ponto de saída foi escolhido por uma questão simbólica. Há quase três um anos, um motorista atropelou um grupo de ciclistas próximo a este local. “Para expandir a utilização das bicicletas é preciso da colaboração de todos, em especial dos motoristas”, lembrou o prefeito.

Em relação a expansão das ciclovias, está sendo marcado mais um trecho, desta vez na avenida Loureiro da Silva. Com 1,8 quilômetro de extensão, a ciclovia liga a rua Luiz Englert e a Câmara de Vereadores. Na próxima etapa, o percurso será interligado com a ciclovia da Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio), que está em fase de obra. Segundo o presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Cappellari, as ciclovias na avenida Ipiranga e José do Patrocínio são as mais utilizadas. Ele ressaltou que a ocupação tem aumentado gradativamente. O passeio ciclístico foi uma iniciativa da EPTC com o apoio da Estádio FARGS e do CFC Modelo.

Bookmark and Share