Porto Alegre, quinta-feira, 23 de Outubro de 2014

  • 23/02/2014
  • 09:21
  • Atualização: 09:35

Líder do Parlamento é nomeado presidente interino da Ucrânia

Comício com líder da oposição reuniu 50 mil na Praça Independência, em Kiev

Líder do Parlamento nomeado presidente interino da Ucrânia | Foto: Piero Quaranta / AFP / CP

Líder do Parlamento nomeado presidente interino da Ucrânia | Foto: Piero Quaranta / AFP / CP

  • Comentários
  • AFP

O presidente do Parlamento ucraniano, Olexandre Turchinov, assumirá a presidência interina do país, em substituição a Viktor Yanukovytch, destituído no sábado, segundo uma resolução votada neste domingo pelos deputados. A Constituição ucraniana prevê que o presidente do Parlamento assuma as funções de chefe de Estado no caso de vazio de poder. No sábado, o Parlamento decidiu convocar eleições presidenciais antecipadas para 25 de maio.

Na noite desse sábado cerca de 50 mil pessoas participaram de um comício na Praça da Independência, com a recém-libertada líder da oposição, Yulia Tymoshenko, que estava presa desde 2011, quando foi condenada a sete anos de prisão por firmar como chefe de governo um acordo sobre gás com a Rússia em condições consideradas desfavoráveis para a Ucrânia. Também foi acusada de cumplicidade no assassinato de um deputado, o que sempre negou. Desde 2012, ela estava em um hospital para tratar de problemas na coluna.

Em fuga, ex-presidente tenta subrodar guardas

O presidente ucraniano destituído, Viktor Ianukovytch, deixou a capital Kiev e rumou ao Leste do país. Em uma possível fuga à Rússia, ele tentou subornar guardas da fronteira. O atual paradeiro de Ianukovytch é desconhecido. Ao ser destituído, o ex-mandatário denunciou um golpe de estado.

Bookmark and Share


TAGS » Ucrânia