Correio do Povo

Porto Alegre, 24 de Abril de 2014


Porto Alegre
Agora
18ºC
Amanhã
11º 22º


Faça sua Busca


Notícias > Internacional

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

23/02/2014 09:21 - Atualizado em 23/02/2014 09:35

Líder do Parlamento é nomeado presidente interino da Ucrânia

Comício com líder da oposição reuniu 50 mil na Praça Independência, em Kiev

Líder do Parlamento nomeado presidente interino da Ucrânia<br /><b>Crédito: </b> Piero Quaranta / AFP / CP
Líder do Parlamento nomeado presidente interino da Ucrânia
Crédito: Piero Quaranta / AFP / CP
Líder do Parlamento nomeado presidente interino da Ucrânia
Crédito: Piero Quaranta / AFP / CP

O presidente do Parlamento ucraniano, Olexandre Turchinov, assumirá a presidência interina do país, em substituição a Viktor Yanukovytch, destituído no sábado, segundo uma resolução votada neste domingo pelos deputados. A Constituição ucraniana prevê que o presidente do Parlamento assuma as funções de chefe de Estado no caso de vazio de poder. No sábado, o Parlamento decidiu convocar eleições presidenciais antecipadas para 25 de maio.

Na noite desse sábado cerca de 50 mil pessoas participaram de um comício na Praça da Independência, com a recém-libertada líder da oposição, Yulia Tymoshenko, que estava presa desde 2011, quando foi condenada a sete anos de prisão por firmar como chefe de governo um acordo sobre gás com a Rússia em condições consideradas desfavoráveis para a Ucrânia. Também foi acusada de cumplicidade no assassinato de um deputado, o que sempre negou. Desde 2012, ela estava em um hospital para tratar de problemas na coluna.

Em fuga, ex-presidente tenta subrodar guardas

O presidente ucraniano destituído, Viktor Ianukovytch, deixou a capital Kiev e rumou ao Leste do país. Em uma possível fuga à Rússia, ele tentou subornar guardas da fronteira. O atual paradeiro de Ianukovytch é desconhecido. Ao ser destituído, o ex-mandatário denunciou um golpe de estado.

Bookmark and Share

Fonte: AFP





» Tags:Ucrânia


O que você deseja fazer?

Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.