Porto Alegre, sexta-feira, 19 de Dezembro de 2014

  • 24/02/2014
  • 16:53
  • Atualização: 16:58

Reajuste da tarifa de ônibus só será conhecido no fim de março

EPTC precisa lançar a licitação para o transporte público até o início do próximo mês

  • Comentários
  • Samuel Vettori/Rádio Guaíba

O índice de reajuste no transporte coletivo de Porto Alegre só vai ser conhecido no final do mês de março. De acordo com o diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) , Vanderlei Cappellari, a complexidade da análise que vai definir o percentual e a necessidade de vencer prazos impossibilita uma avaliação mais rápida.

A EPTC, por decisão judicial, precisa lançar até o início de março a licitação para o transporte público em Porto Alegre. Esse é um dos fatores que retardam a definição sobre o aumento na passagem de ônibus, disse Cappellari. A empresa já solicitou que o prazo seja ampliado alegando ter dificuldade para cumprir a decisão.

A Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP) protocolou na sexta-feira o pedido de reajuste. Pela primeira vez, não informou o percentual desejado. A categoria, que não teve o reajuste do ano passado atendido, quando pedia passagem a R$ 3,30, resolveu neste ano deixar com o poder público a fixação do índice.

A ATP apresentou uma planilha com todos os itens que compõem o cálculo de reajuste, como custos operacionais, gastos com empregados, números de isenções e transportados. Por decisão do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), o aumento aos rodoviários foi de 7,5%. A reposição para os trabalhadores é o que mais impacta no valor que se paga para andar de ônibus em Porto Alegre.

Bookmark and Share