Porto Alegre, quinta-feira, 30 de Outubro de 2014

  • 27/02/2014
  • 12:26
  • Atualização: 13:08

Qualidade de investimento influenciou alta do PIB, diz Mantega

Ministro afirmou que crescimento mostra que a economia está em trajetória de aceleração gradual

Mantega disse que o resultado prosseguirá como tendência em 2014 | Foto: Wilson Dias / Agência Brasil /  CP

Mantega disse que o resultado prosseguirá como tendência em 2014 | Foto: Wilson Dias / Agência Brasil / CP

  • Comentários
  • Agência Brasil

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, comemorou nesta quinta o crescimento de 2,3% do Produto Interno Bruto (PIB), soma de todos os bens e serviços produzidos no país, em 2013. O resultado de 2013, segundo ele, denotou uma expansão de qualidade, puxada pelos investimentos. Mantega disse que o crescimento mostra que a economia está em trajetória de aceleração gradual em relação ao ano anterior, 2012, quando cresceu 1% (0,9%). Ele disse que o resultado prosseguirá como tendência em 2014.

"É importante ressaltar que o crescimnento de 2013 foi um crescimento de qualidade, já que, foi puxado, entre outras coisas, pelos investimentos". Segundo o ministro, apesar dos resultados pouco expressivos da indústria nos últimos dois anos, o setor pode voltar a ter papel fundamental nos resultados futuros.

"A indústria sofreu por falta de dinamismo do mercado mundial, não apenas do mercado brasileiro: o setor poderá crescer mais, aumentaçndo as exportações, em razão do câmbio mais favroável". De acordo com Mantega, o cenário futuro será influenciado por estabilidade cambial, investimentos crescentes e ingressos de capitais no país. Os empresarios brasileiros poderão também ter mais crédito no exterior.  

Bookmark and Share


TAGS » Economia, PIB