Porto Alegre, quarta-feira, 22 de Outubro de 2014

  • 27/02/2014
  • 23:16
  • Atualização: 23:37

Homens armados tomam aeroporto de Simferopol, na Crimeia

Região ao Sul da Ucrânia está em alerta alerta por tensões separatistas

  • Comentários
  • AFP

Homens armados não identificados tomaram o aeroporto de Simferopol, na república autônoma ucraniana da Crimeia, na madrugada desta sexta-feira (horário local), de acordo com a agência de notícias Interfax.

Ao menos 50 homens armados e uniformizados assumiram o controle do terminal aéreo e, quase imediatamente, uma multidão se aglomerou na frente do prédio principal, com bandeiras da frota russa do Mar Negro, acrescentou a mesma fonte.

O grupo chegou ao aeroporto a bordo de três caminhões sem qualquer identificação, segundo testemunhas citadas pela agência Interfax. O aeroporto permanecia sob o controle dos homens armados às 01H50 GMT (22H50 Brasília), segundo uma testemunha ouvida pela AFP.

Na quinta-feira pela manhã, um comando pró-russo já havia tomado o Parlamento e a sede do Governo local de Simferopol.

Horas mais tarde, o Parlamento votou pela realização de um referendo por mais autonomia marcado para o dia 25 de maio e afastou o governo provincial.

A Crimeia, povoada majoritariamente pela etnia russa, é a região da Ucrânia onde o risco de rejeição às novas autoridade em Kiev é maior. Ela já pertenceu à Rússia antes de ser anexada à Ucrânia soviética em 1954.

Bookmark and Share


TAGS » Rússia, Mundo, Ucrânia