Porto Alegre, segunda-feira, 24 de Novembro de 2014

  • 05/03/2014
  • 15:15
  • Atualização: 15:19

Governo ucraniano vende veículos oficiais para abater dívidas

Ministro estima que país deva 10 bilhões de dólares até o final do ano

Ministro estima que país deva 10 bilhões de dólares até o final do ano | Foto: Viktor Drachev / AFP / CP

Ministro estima que país deva 10 bilhões de dólares até o final do ano | Foto: Viktor Drachev / AFP / CP

  • Comentários
  • AFP

O governo ucraniano, que mantém negociações urgentes com o Fundo Monetário Internacional (FMI) para evitar a falência do país, anunciou nesta quarta-feira a venda da maioria dos seus 1,5 mil veículos oficiais. "Passaremos a ter um veículo por ministério", declarou o ministro das Finanças Olexandre Shlapak, citado pela Interfax Ucrânia. "Todos os demais serão vendidos e os postos de motoristas serão infelizmente excluídos ", acrescentou. O ministro indicou que espera arrecadar em torno de 40 milhões de hryvnias (3 milhões de euros) com a venda. 

A atitude é simbólica porque o ministro estima em 10 bilhões de dólares o montante necessário antes do final do ano para pagar a dívida existente do país. De acordo com dados do Tesouro ucraniano, divulgados nesta quarta-feira pela Interfax , as receitas orçamentais caíram 4,2% nos dois primeiros meses do ano em comparação com o mesmo período do ano passado. Enquanto isso, as despesas diminuíram 2,5%.

Uma missão do FMI chegou a Kiev na terça-feira para concluir um pacote de socorro financeiro à Ucrânia. Moscou suspendeu uma ajuda de 15 bilhões de dólares prometida em dezembro. Além disso, a Comissão Europeia apresentou nesta quarta-feira, em Bruxelas, um plano de ajuda "de ao menos 11 bilhões de euros" para a Ucrânia.

Bookmark and Share