Correio do Povo

Porto Alegre, 30 de Agosto de 2014


Porto Alegre
Agora
9ºC
Amanhã
14º 26º


Faça sua Busca


Notícias > Internacional

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

05/03/2014 15:15 - Atualizado em 05/03/2014 15:19

Governo ucraniano vende veículos oficiais para abater dívidas

Ministro estima que país deva 10 bilhões de dólares até o final do ano

Ministro estima que país deva 10 bilhões de dólares até o final do ano<br /><b>Crédito: </b> Viktor Drachev / AFP / CP
Ministro estima que país deva 10 bilhões de dólares até o final do ano
Crédito: Viktor Drachev / AFP / CP
Ministro estima que país deva 10 bilhões de dólares até o final do ano
Crédito: Viktor Drachev / AFP / CP

O governo ucraniano, que mantém negociações urgentes com o Fundo Monetário Internacional (FMI) para evitar a falência do país, anunciou nesta quarta-feira a venda da maioria dos seus 1,5 mil veículos oficiais. "Passaremos a ter um veículo por ministério", declarou o ministro das Finanças Olexandre Shlapak, citado pela Interfax Ucrânia. "Todos os demais serão vendidos e os postos de motoristas serão infelizmente excluídos ", acrescentou. O ministro indicou que espera arrecadar em torno de 40 milhões de hryvnias (3 milhões de euros) com a venda. 

A atitude é simbólica porque o ministro estima em 10 bilhões de dólares o montante necessário antes do final do ano para pagar a dívida existente do país. De acordo com dados do Tesouro ucraniano, divulgados nesta quarta-feira pela Interfax , as receitas orçamentais caíram 4,2% nos dois primeiros meses do ano em comparação com o mesmo período do ano passado. Enquanto isso, as despesas diminuíram 2,5%.

Uma missão do FMI chegou a Kiev na terça-feira para concluir um pacote de socorro financeiro à Ucrânia. Moscou suspendeu uma ajuda de 15 bilhões de dólares prometida em dezembro. Além disso, a Comissão Europeia apresentou nesta quarta-feira, em Bruxelas, um plano de ajuda "de ao menos 11 bilhões de euros" para a Ucrânia.

Bookmark and Share


Fonte: AFP






O que você deseja fazer?

Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.