Estudos de viabilidade sofreram atraso por causa da necessidade de equipamentos específicos do Rio
A Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan) fixou no máximo até a metade de abril o início do trajeto do Catamarã na Zona Sul de Porto Alegre. Conforme o superintendente da Metroplan, Oscar Escher, esta é a previsão mais pessimista, pois os estudos de viabilidade já começaram e podem ficar prontos até o fim deste mês. “Há a possibilidade de ainda em março ter esta operação funcionado”, diz.
A expectativa inicial era de que o serviço fosse disponibilzado no dia 25 de dezembro, mas um novo prazo foi estabelecido pela Metroplan no ano passado, deixando a abertura do serviço para fevereiro.
A STE Engenharia, de Canoas, em conjunto com uma empresa do Rio de Janeiro, ganhou o pregão para medir a profundidade do Guaíba, analisar o fundo do lago e desenvolver um projeto de sinalização. Os estudos já foram autorizados pela Marinha e são necessários para autorizar as viagens de catamarã no trecho. O levantamento deve levar mais 30 dias para ser finalizado. A Metroplan garante dar início à operação logo que receber o laudo.
Os estudos foram adiados porque foi preciso trazer equipamentos específicos do Rio de Janeiro. As empresas vão receber R$ 70 mil para realizar o trabalho. A tarifa do catamarã deve custar R$ 7,30 do BarraShoppingSul até o Centro de Porto Alegre.