Porto Alegre, sexta-feira, 24 de Outubro de 2014

  • 06/03/2014
  • 00:43

RS terá predomínio de sol com entrada de ar seco

Madrugada pode ter registro de nevoeiro em alguns pontos nesta quinta-feira

  • Comentários
  • Metsul

Ar mais seco ingressa no Rio Grande do Sul nesta quinta-feira e o sol predomina no Estado, apesar da presença de nuvens no céu em algumas regiões. Pode ocorrer nevoeiro localizado na madrugada e ao amanhecer em alguns pontos.

A possibilidade de chuva é remota na esmagadora maioria dos municipios gaúchos, mas não se pode afastar em pontos do Sul do Estado, especialmente próximos ao Chuí e Santa Vitória. A temperatura no começo do dia vai estar amena e até baixa em áreas de maior altitude, mas ao longo o aquecimento será considerável, com marcas agradáveis já no fim da manhã.

As mínimas chegam a 13°C em São José dos Ausentes e 14°C em Vacaria. As máximas, por sua vez, podem atingir 31°C em Uruguaiana. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 18°C e 30°C.

A temperatura superou 35ºC em 10 dos primeiros 12 dias de fevereiro e chegou a bater em 40,6ºC em Porto Alegre, na estação do Jardim Botânico. O final de fevereiro e este começo de março, porém, são marcados por temperatura muito mais amena.

Foi em 24 de fevereiro que a máxima oficial da Capital superou pela última vez os 30ºC. Desde então, as marcas têm ficado abaixo do que é normal para esta época do ano. Engana-se quem pensa que o verão acabou, no entanto. Calor em níveis extremos como do início de fevereiro não se repetirá, mas este março ainda reserva dias de temperatura alta.

Os modelos por computador que geram tendências para semanas indicam que a segunda metade do mês será mais quente que esta primeira quinzena. Com isso, é natural que sejam esperados dias de calor ainda pela frente. Não será surpresa alguma, aliás, se o começo do outono for marcado por algumas jornadas com temperatura acima da média.

Bookmark and Share