Porto Alegre, segunda-feira, 24 de Novembro de 2014

  • 06/03/2014
  • 18:29
  • Atualização: 18:30

Projeto sobre BM nos estádios deve chegar à AL até o fim do mês

Documento está na Casa Civil, onde a assessoria jurídica realiza alguns ajustes

  • Comentários
  • Camila Kila/Rádio Guaíba

O projeto de lei que trata da participação da Brigada Militar na segurança de estádios no Rio Grande do Sul deverá ser encaminhado à Assembleia Legislativa até o final de março. A expectativa é do comandante-geral da Brigada Militar, coronel Fábio Fernandes. Ele conta que o documento está na Casa Civil, onde a assessoria jurídica realiza alguns ajustes. Após, o projeto deverá chegar até o governador Tarso Genro, antes de ser protocolado na AL. Segundo o comandante, a ideia é que o Legislativo faça uma discussão para avaliar a melhor opção entre retirar a BM dos estádios ou fazer com que os clubes ou a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) paguem pelo serviço prestado.

O comandante ressalta que, em 2012, R$ 8 milhões foram gastos para deslocamento de agentes em jogos, em campeonatos como Gauchão, Brasileirão e Libertadores. Como comparativo, o custo de um helicóptero é de R$ 10 milhões. Com o montante, também seria possível adquirir 35 viaturas.

Além do custo, Fernandes destaca a necessidade de planejamento e deslocamento de policiais para os jogos. Em uma partida com público estimado de 40 mil pessoas, por exemplo, atuam 300 PMs.

Bookmark and Share