Porto Alegre, terça-feira, 23 de Dezembro de 2014

  • 12/03/2014
  • 13:53
  • Atualização: 14:04

Uergs inaugura campus na Agronomia

Local dispõe de cerca de 2,5 mil metros quadrados de área construída

Governador Tarso Genro visita o novo prédio da UERGS | Foto: Caroline Bicocchi / Palácio Piratini / CP

Governador Tarso Genro visita o novo prédio da UERGS | Foto: Caroline Bicocchi / Palácio Piratini / CP

  • Comentários
  • Cláudio Isaías / Correio do Povo

Com a presença do governador Tarso Genro, a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) inaugurou nesta quarta o Campus Central e na avenida Bento Gonçalves, 8855, no bairro Agronomia. Durante a aula magna, Tarso ressaltou o renascimento da instituição de ensino que, segundo ele, “passou por momentos difíceis em outros governos”. Elogiou a parceria com a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) que possibilitou a instalação do campus na Agronomia. O uso compartilhado da área entre as duas instituições funciona no Centro de Treinamento da companhia, na avenida Bento Gonçalves. 

O reitor da Uergs, Fernando Guaragna Martins, destacou que neste ano ocorreu o maior ingresso de alunos da história da Uergs. “Das 1.049 vagas oferecidas pela universidade, cerca de 87% foram preenchidas. “Não se discute mais o fechamento porque estamos fortes e consolidados”, destacou.

Martins anunciou que, com o novo campus a instituição de ensino, sonha com a possibilidade de criação para este ano de quatro cursos de mestrado e quatro de doutorado. O reitor anunciou ainda que este mês a universidade lança mais uma especialização na área de Educação de Jovens e Adultos na unidade da universidade em São Luis Gonzaga. As inscrições podem ser feitas até o dia 17.

No terreno da CEEE, a instituição de ensino dispõe de cerca de 2,5 mil metros quadrados de área construída. Conforme o reitor, uma equipe da universidade trabalha no projeto de construção de mais três prédios, com recursos provenientes de emenda parlamentar no valor de R$ 13 milhões. Com a ampliação do espaço para o desenvolvimento das atividades acadêmicas, a unidade da Uergs em Porto Alegre aumentou a oferta de cursos e, neste semestre, passou a receber estudantes nas graduações em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Engenharia em Energia e Tecnologia em Automação Industrial, somados aos dois cursos de Administração - Gestão Pública e de Sistemas e Serviços de Saúde.

Com cerca de 3 mil alunos, a universidade está presente em 23 municípios gaúchos. No novo Campus Central, já estão instaladas a biblioteca central e a estrutura administrativa e acadêmica da universidade. Até julho deste ano, a reitoria será transferida para o novo endereço no bairro Agronomia. A universidade conta com 202 docentes e 180 funcionários.

Bookmark and Share