Correio do Povo

Porto Alegre, 31 de Julho de 2014


Porto Alegre
Agora
14ºC
Amanhã
16º 25º


Faça sua Busca


Notícias > Geral > Transporte Público

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

12/03/2014 16:05 - Atualizado em 12/03/2014 16:56

Prefeitura quer alterar lei para lucrar com publicidade nos ônibus

Legislação que empresa administre espaços em Porto Alegre

Após ser concluída a licitação do transporte público de Porto Alegre, a Prefeitura da Capital promete enviar à Câmara de Vereadores um projeto de lei com o objetivo de lucrar com a publicidade nos ônibus. O diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Cappellari, explica que atualmente os lucros ficam, em sua maior parte, com a empresa de publicidade que administra os espaços.

A lei que está em vigor há mais de uma década permite que as empresas de transporte coletivo mantenham um contrato com a LZ Publicidade, que faz a venda dos anúncios nos veículos. O gerente da Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP) de Porto Alegre, Luis Mário Magalhães Sá, fala que a receita mensal com a publicidade é de cerca de R$ 90 mil. Deste valor, 30% vai para o Centro Clínico Gaúcho, como subsídio para um plano hospitalar dos rodoviários, que arcam com a outra parte do valor.

Os 70% restantes ficam com a empresa de publicidade, como pagamento de despesas e lucro. Conforme Sá, mensalmente a prefeitura e a ATP recebem as informações sobre a venda de anúncios nos chamados "busdoors". A ATP é responsável por fiscalizar o cumprimento do acordo para repasse do percentual ao plano de saúde. O gerente destaca que, até o momento, não houve descumprimento por parte da LZ.

Além do plano hospitalar, os rodoviários contam com outro, ambulatorial, implantado posteriormente. Este permite a inclusão de dependentes e faz parte do dissídio, sendo que os custos são contabilizados na planilha de gastos das empresas, que servem para os cálculos de reajustes anuais da passagem de ônibus.



Bookmark and Share

Fonte: Camila Kila e Gabriel Jacobsen / Rádio Guaíba






O que você deseja fazer?

Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.