Porto Alegre, quinta-feira, 30 de Outubro de 2014

  • 12/03/2014
  • 16:57
  • Atualização: 16:58

Canoas passa a administrar Hospital Universitário da Ulbra

Com a gestão da Prefeitura, 100% dos leitos serão destinados a pacientes do SUS

  • Comentários
  • Rádio Guaíba

A gestão do Hospital Universitário (HU) da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) passou nesta quarta-feira para o município de Canoas. As chaves da instituição foram entregues à prefeitura pelo juiz substituto da 1ª Vara Federal, Daniel Luersen. A responsabilidade pelo hospital será compartilhada entre o município e o Grupo Hospitalar Mãe de Deus, que possui contrato com os governos municipal e estadual para administrar o HU desde 2011 e que se estende até 2016.

Antes, com cerca de 90% dos leitos destinados a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), agora o hospital terá 100% de atendimento gratuito.

A expectativa é de com a mudança haja possibilidade de mais investimentos da União, da prefeitura e de outros entes públicos, bem como a reabertura e ampliação de diversos setores. Com isso, a previsão é de que ocorram melhorias ao atendimento aos moradores da região e redução da procura por serviços médicos na Capital.

O imóvel e todos os bens e equipamentos que servem ao hospital foram transferidos para a União em decisão proferida em 26 de fevereiro pela Justiça Federal, como forma de quitação de parte dos débitos tributários de R$ 4 bilhões contraídos pela Ulbra com o governo federal. As tratativas haviam iniciado em setembro de 2012.

Bookmark and Share