Porto Alegre, sexta-feira, 24 de Outubro de 2014

  • 14/03/2014
  • 13:08
  • Atualização: 13:24

Rússia bloqueia acesso a quatro sites opositores ao governo

Órgão regulador afirmou que páginas "incitavam atividades ilegais"

  • Comentários
  • AFP

A autoridade russa de controle dos meios de comunicação bloqueou desde a noite de quinta-feira o acesso a três dos principais sites contrários ao Kremlin, assim como ao blog do opositor russo Alexei Navalni. Em comunicado, o órgão regulador Roskomnadzor explicou que Navalni, em prisão domiciliar desde fevereiro, não tem direito a usar a internet, por isso seu blog pessoal foi bloqueado.

Apesar da proibição, os amigos de Navalni atualizam regularmente o blog. O Roskomnadzor considera o fato uma violação da decisão da justiça. A página kasparov.ru, fundada pelo campeão de xadrez e opositor russo Garry Kasparov, também não pode ser acessada, e as autoridades a incluíram na lista por incitação a atividades ilegais.

Os internautas com um endereço IP russo também não podem acessar outros dois portais de informação críticos ao regime, o ej.ru e o grani.ru. O comunicado informa, por outro lado, que a página da rádio Ekho Moskvi, bloqueada brevemente por hospedar o blog de Alexei Navalni, está novamente acessível.

Bookmark and Share