Porto Alegre, segunda-feira, 22 de Dezembro de 2014

  • 16/03/2014
  • 17:26
  • Atualização: 17:29

Fujimori se recupera de leve AVC na prisão

Ex-presidente peruano foi condenado por violação dos direitos humanos

  • Comentários
  • AFP

O ex-presidente peruano detido Alberto Fujimori se recupera de um acidente vascular cerebral (AVC) na base policial que lhe serve de presídio, informou neste domingo seu médico.  "O ex-presidente Fujimori se recuperou e dormiu na base policial, onde hoje (domingo) será examinado por um neurologista", declarou seu médico, o congressista Alejandro Aguinaga.

Fujimori, de 75 anos, recebeu alta no sábado depois de permanecer hospitalizado por 24 horas em Lima após uma ressonância magnética mostrar que a causa da perda de sensibilidade e mobilidade em seu braço esquerdo se devia a dois leves derrames cerebrais sofridos no domingo passado.

"Felizmente, os dois pequenos derrames não atingiram zonas que possam comprometer algum dos sentidos", explicou seu médico. Fujimori "só perdeu um pouco da sensibilidade fina na mão esquerda: pode segurar objetos grossos, como um lápis, mas não uma folha de papel", segundo Aguinaga, que também foi ministro da Saúde durante o governo.

Fujimori, que governou o Peru de 1990 a 2000, cumpre desde 2007 uma condenação a 25 anos de prisão por violação dos direitos humanos durante sua gestão da luta contra a guerrilha do Sendero Luminoso.

Bookmark and Share


TAGS » Peru, Internacional