Porto Alegre, sexta-feira, 19 de Dezembro de 2014

  • 17/03/2014
  • 12:29
  • Atualização: 12:52

Ufrgs deve descongelar livros na próxima segunda

Obras passarão por secagem manual e restauração

  • Comentários
  • Stephany Sander / Rádio Guaíba

Uma equipe está sendo montada para dar início aos trabalhos de recuperação dos livros que foram congelados após alagamento que atingiu a biblioteca do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia (IFCH), no Campus do Vale da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). A técnica em restauração da Ufrgs, Lorete Mattos, explica que o descongelamento das obras deverá ser feito a partir da próxima segunda-feira.

“Vamos retirar os livros e deixá-los descongelar em temperatura ambiente por 24 horas. Depois será feita uma secagem manual, com toalhas de papel. Só após este procedimento iniciaremos os reparos nas obras danificadas', explicou.

Além de entraves burocráticos, a retirada dos exemplares do contêiner também vai depender das condições climáticas. Em caso de chuva ou tempo úmido, as ações devem ser adiadas. O conjunto de 8 mil publicações foi colocado em um contêiner refrigerado para que os fungos presentes nas obras sejam eliminados. A técnica é considerada inédita no Brasil.

As obras foram congeladas a uma temperatura de -25ºC. O custo mensal do aluguel do contêiner é de R$ 3 mil, enquanto o valor dos livros danificados é difícil de ser estimado, já que há muitasobras raras.


Bookmark and Share


TAGS » Ensino, Livros, Geral, Ufrgs