Correio do Povo

Porto Alegre, 23 de Julho de 2014


Porto Alegre
Agora
16ºC
Amanhã
15º


Faça sua Busca


Notícias > Internacional

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

18/03/2014 07:14 - Atualizado em 18/03/2014 07:20

Rota de avião pode ter sido alterada pelo sistema de informática

Voo da Malaysia Airlines está desaparecido desde dia 8

Mural erguido em solidariedade às famílias das vítimas<br /><b>Crédito: </b> Ted Aljibe / AFP / CP
Mural erguido em solidariedade às famílias das vítimas
Crédito: Ted Aljibe / AFP / CP
Mural erguido em solidariedade às famílias das vítimas
Crédito: Ted Aljibe / AFP / CP

A rota do avião da Malaysia Airlines, desaparecido desde o último dia 8, pode ter sido alterada por meio do sistema de informatização e não manualmente, como era apontado até agora, disseram fontes norte-americanas ao jornal The New York Times.

O sistema informatizado de controle de voo conduz o avião de um ponto para outro, seguindo os dados introduzidos antes da decolagem, ainda que, nesse caso, não seja claro o momento da reprogramação da rota - se antes ou depois de o aparelho iniciar viagem, explicaram as fontes.

O fato de a rota poder ter sido alterada por meio do sistema de informática reforça a hipótese de que o desaparecimento do avião se deve a um ato deliberado e coloca as atenções sobre os pilotos, na opinião dos investigadores consultados pelo jornal.

As fontes do New York Times consideram improvável que um dos passageiros fosse capaz de mudar a rota por meio do sistema de informatização, por se tratar de operação de grande complexidade, e consideram como mais plausível a intervenção de um dos pilotos ou tripulantes do avião.

O voo MH370 decolou de Kuala Lumpur no dia 8 de março à 0h41 e tinha aterrisagem prevista em Pequim às 6h30. O Boeing 777-200 levava combustível suficiente para 7,5 horas de voo, transportava 227 passageiros e uma tripulação de 12 pessoas.

Bookmark and Share


Fonte: Agência Brasil






O que você deseja fazer?

Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.