Porto Alegre, segunda-feira, 24 de Novembro de 2014

  • 19/03/2014
  • 18:21

De cada três paradas de ônibus da Capital, uma não tem cobertura

EPTC informou que está substituindo antigas paradas por modelos mais modernos

Porto Alegre tem 5.738 paradas de ônibus | Foto: Mário Costa / Divulgação PMPA /CP

Porto Alegre tem 5.738 paradas de ônibus | Foto: Mário Costa / Divulgação PMPA /CP

  • Comentários
  • Samuel Vettori/Rádio Guaíba

Pegar ônibus em Porto Alegre em dias de chuva tem um complicador: nem todas as paradas possuem proteção contra o mau tempo. Um levantamento obtido com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) a pedido da reportagem mostra que de cada três unidades, uma não possui cobertura. Além disso, não há proteção lateral.

A Capital dos gaúchos tem 5.738 paradas de ônibus. Desse total, 1.762 – praticamente 1/3 - não têm teto para proteger o usuário da chuva e do sol. A reportagem da TV Record circulou por terminais e ouviu dificuldades de quem usa o transporte coletivo. Alguns entrevistados chegaram a afirmar que costumam abrir o guarda-chuva sob as paradas para se abrigarem, principalmente porque não há proteção lateral.

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informou que está substituindo antigas paradas por modelos mais modernos. As unidades que estão sendo colocadas, no entanto, não são fechadas nas laterais. O diretor presidente da empresa pública, Vanderlei Cappellari, disse que estão sendo estudadas melhorias. Ele lembrou que uma unidade toda protegida pode não ser a melhor opção porque é potencialmente capaz de atrair criminosos.

De acordo com a Metsul Meteorologia, a média anual é de 120 dias de chuva em Porto Alegre, ou seja, a precipitação ocorre em um de cada três dos 365 dias do ano. Os dados levam em conta levantamento do Instituto Nacional de Meteorologia.

Bookmark and Share