Porto Alegre, sábado, 1 de Novembro de 2014

  • 20/03/2014
  • 18:38
  • Atualização: 18:52

Governador do Estado dá posse aos novos secretários de gestão

Tarso Genro destacou "harmonia dos partidos" na composição e trabalho das pastas

Tarso Genro destacou harmonia dos partidos na composição e trabalho das pastas | Foto: Caco Argemi/Palácio Piratini/Divulgação CP

Tarso Genro destacou harmonia dos partidos na composição e trabalho das pastas | Foto: Caco Argemi/Palácio Piratini/Divulgação CP

  • Comentários
  • Correio do Povo

O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, deu posse aos novos secretários estaduais, nesta quinta-feira, em cerimônia no Palácio Piratini. Parte da reforma ocorreu para que alguns titulares do primeiro escalão do Executivo estadual possam concorrer nas eleições de outubro. "O grupo assume com um patrimônio já constituído e a responsabilidade de dar continuidade aos projetos em andamento, concluindo as políticas programáticas do governo", discursou o governador.

Ao agradecer o trabalho dos que deixam as pastas, Tarso citou a contribuição qualificada, a representatividade política e a harmonia dos partidos. "Foram elementos básicos de confiança dos que nos apóiam e o trabalho dedicado para um governo que não deixou de atender nenhuma classe produtiva ou social e que combateu as desigualdades do nosso Estado", relatou.

Conheça os novos integrantes:


Márcio Cabral, Secretário do Turismo, no lugar de Abgail Pereira

Natural de Cruz Alta, é ex-dirigente da UNE e dirigente do PCdoB/RS. Antes de ocupar o cargo de adjunto da Secretaria do Turismo (Setur), onde coordenou os projetos estratégicos, foi secretário extraordinário da Copa do Mundo, em Canoas, no período de 2009 a 2010.

Cláudio Fioreze, Secretário de Agricultura, Pecuária e Agronegócio, no lugar de Luiz Fernando Mainardi

Nasceu em Colorado (RS), é engenheiro agrônomo e mestre e doutor em Ciência do Solo. Seu primeiro emprego foi na Unijuí. Trabalhou nos escritórios da Emater-RS/Ascar de Silveira Martins e de São Martinho da Serra, também gerenciou 56 municípios da Regional de Santa Maria entre 1999 a 2003. Em 2010, exerceu as funções de professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha – Campus de Alegrete-RS.

Mari Perusso, Coordenação da Assessoria Superior, no lugar de Juçara Maria Dutra Vieira

Formada em Direito, é presidente estadual do Partido Pátria Livre e foi secretária substituta da Secretaria Municipal de Coordenaçao Política e Governança Local de Porto Alegre e coordenadora do Convênio de Cooperação Técnica Unesco/PMPA para implantação da Governança Local em Porto Alegre. Foi chefe de gabinete parlamentar na Assembléia Legislativa do RS e chefe de gabinete parlamentar na Câmara de Vereadores de Porto Alegre.

Juçara Maria Dutra Vieira, Secretária da Justiça e dos Direitos Humanos, no lugar de Fabiano Pereira

Professora da rede pública estadual desde 1970, é formada em Letras e doutora em Políticas Públicas e Gestão da Educação Básica. Foi presidente do Cpers/Sindicato e da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação. Integrou o Conselho Técnico-Científico da Educação Básica da Coordenação de Aperfeiçoamento Superior (Capes) e foi membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República. É vice-presidente e presidente do Comitê de Mulheres da Internacional da Educação.

Edson Borba, Secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Social, no lugar de Luís Augusto Lara


Natural de Alvorada, é advogado, professor, pós-graduado em Educação, e servidor público estadual. Foi vereador por três mandatos e vice-prefeito de Alvorada. Desempenhou a função de secretário adjunto do Trabalho e do Desenvolvimento Social de janeiro de 2013 a março de 2014.

Carlos Luiz Rohr, Secretário da Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa, no lugar Maurício Dziedrick

Foi vereador, vice-prefeito e prefeito de Nova Candelária, na Fronteira Noroeste. Foi responsável pelo crescimento da suinocultura da região e ganhou o prêmio de prefeito empreendedor, em 2005, pelos 300% de aumento na produção de leite, com o projeto "Bacia Leiteira". Em sua administração, o município de Nova Candelária obteve o prêmio de campeã na arrecadação nacional para municípios, em decorrência do aumento de ICMS.

Eduardo Martins Medeiros, Secretário de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano, no lugar de Luiz Carlos Busato

É engenheiro químico e, desde 2006, diretor técnico da Companhia Riograndense de Mineração (CRM). Foi diretor do Departamentio Municipal de Limpeza Urbana de Porto Alegre e assessor de meio ambiente da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Canoas. Respondeu pela Secretaria de Planejamento de Sapucaia do Sul e foi diretor do Parque Zoológico da Fundação Zoobotânica e diretor de Meio Ambiente da Prefeitura de Sapucaia do Sul.

Elton Scapini, Secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, no lugar de Ivar Pavan

Geógrafo, atuava até o momento como diretor-geral da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo. Foi Secretário de Administração no Governo Olívio Dutra, adjunto da Secretaria Estadual da Educação e chefe de Gabinete na gestão de Ivar Pavan na Presidência da Assembleia Legislativa.


Bookmark and Share