Porto Alegre, domingo, 26 de Outubro de 2014

  • 21/03/2014
  • 07:41
  • Atualização: 07:49

Parlamento russo aprova por unanimidade anexação da Crimeia

União Europeia pode anunciar novas sanções punitivas à Rússia

  • Comentários
  • AFP

O Conselho da Federação da Rússia aprovou por unanimidade nesta sexta-feira a anexação da Crimeia. Na semana passada, os moradores da península decidiram, com mais de 96% dos votos, pela incorporação da região ao território russo. A medida, que já havia sido aprovada pela Câmara Baixa do Parlamento, está prevista para ser concluída nesta sexta-feira, com a assinatura oficial do presidente Vladimir Putin.

Nessa quinta-feira, os Estados Unidos anunciaram novas sanções aos russo, proibindo 11 autoridades do governo de Putin de ingressar em território norte-americano. Os banco Bank Rossiya e SMP Bank, que pertencem a apoiadores do presidente russo - Boris e Arkady Rotenberg, respectivamente - também relataram que Visa e Mastercard não estão oferecendo mais os serviços de transação aos clientes como parte do regime de sanções.

Em resposta, Putin disse nesta sexta que não possui uma conta no Bank Rossiya, mas planeja abrir uma nesta semana. Contudo, o presidente afirmou que não deve impor novas sanções aos Estados Unidos. "Eu acho que nós não vamos precisar adotar passos de retaliação", afirmou.

Nesta manhã, a cúpula da União Europeia está reunida em Bruxelas e pode anunciar novas sanções punitivas ao longo desta sexta-feira.

Bookmark and Share