Porto Alegre, sábado, 1 de Novembro de 2014

  • 21/03/2014
  • 19:38
  • Atualização: 19:49

Vacinação contra HPV atinge 32% da meta no Estado

Mais de 82 mil meninas participaram no RS da campanha que iniciou há 11 dias

  • Comentários
  • Correio do Povo

A campanha de vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) já atingiu 32% da meta no Rio Grande do Sul, após 11 dias do início. Cerca de 82 mil meninas se vacinaram no Estado. Destinada a adolescentes entre 11 e 13 anos e disponível pela primeira vez pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a imunização pode ser feita até o dia 10 de abril.

As doses estão sendo oferecidas em todas as escolas, públicas e particulares, do Estado, assim como nos postos de saúde. Os municípios gaúchos somam cerca de 260 mil meninas nesta faixa etária e a meta do governo é atingir 80% desse universo, o equivalente a 206 mil jovens.

Na campanha, a segunda dose da vacina será aplicada em setembro e a terceira daqui a cinco anos. O HPV, que é uma das maiores causas do câncer de colo do útero, é um vírus altamente contagioso, sendo que a transmissão ocorre principalmente por via sexual.

Para receber a imunização, basta apresentar o cartão de vacinação, caderneta do adolescente ou documento de identificação. Caso os pais ou responsáveis não concordem com a imunização, eles devem assinar o "Termo de Recusa de Vacinação contra HPV", distribuído pelas escolas antes da vacinação.

Pelo menos 12 tipos de HPV são considerados oncogênicos, ou seja, podem ocasionar tumor canceroso. Sua transmissão se dá por contato direto com a pele ou mucosa infectada, principalmente via sexual. Como muitas pessoas portadoras do HPV não apresentam nenhum sinal ou sintoma, elas não sabem que têm o vírus, mas podem transmiti-lo.

Bookmark and Share


TAGS » Saúde, Geral, HPV