Porto Alegre, segunda-feira, 20 de Outubro de 2014

  • 22/03/2014
  • 14:39
  • Atualização: 15:03

Copa do Mundo antecipará vestibular no RS

Candidatos devem estar atentos para calendários que terão inscrições e exames antecipados

  • Comentários
  • Ema Belmonte / Correio do Povo

A Copa do Mundo, que irá mexer com a rotina dos brasileiros, vai afetar também a vida dos vestibulandos. Apesar de não ser regra geral, antecipar a data das provas deste vestibular de inverno, que anualmente ocorre principalmente em julho, foi medida tomada por algumas universidades gaúchas, entre elas PUCRS, Feevale, UCS, UPF, Unisc e Unisinos.

Outro cuidado foi o de já deliberar feriado acadêmico nos dias de jogos em Porto Alegre ou partidas da final. A Capital, como uma das 12 cidades-sede desta Copa, tem cinco partidas programadas para o estádio Beira Rio (dias 15/6, 18/6, 22/6, 25/6 e 30/6). Além disso, os jogos da Seleção Brasileira na 1ª fase serão em 12/6 (às 17h), 17/6 (16h) e 23/6 (17h).

Com esse planejamento diferenciado, o coordenador do vestibular da PUCRS, Antônio Carlos Jardim, explica que, para cumprir os cem dias letivos de cada semestre, o início das aulas foi antecipado para 24/2. Segundo ele, a medida evita prejuízos a alunos, vestibulandos e comunidade acadêmica que, de alguma forma, deseja acompanhar a participação do Brasil na Copa. Assim, o concurso da PUCRS terá as provas aplicadas dias 7 e 8/6.
Outro fator observado nesta agenda de inverno é para que as provas não ocorram nos dias de jogos, visando garantir a tranquilidade e a concentração dos candidatos. “Para fazer uma boa prova, eles precisam estar centrados em seus conhecimentos”, enfatiza Antônio Jardim. Com este cuidado, acredita que os candidatos poderão acompanhar os jogos, sem prejuízo aos estudos.

Já entre as instituições que aplicarão provas no período da Copa, algumas escolheram os dias que antecedem aos jogos do Brasil ou em Porto Alegre. É o caso de Unisinos, Unisc e URI. Com a antecipação dos exames, consequentemente o período de inscrições, em muitas universidades, deve ser aberto em maio. Por isso, muitos editais de processos seletivos estão em elaboração e devem ser aprovados e publicados pelos conselhos universitários já no próximo mês.

Na UCS, que neste inverno ainda terá a novidade de ampliar vagas no curso de Medicina, o pró-reitor acadêmico, Evaldo Kuiva, revela que a razão para a antecipação do vestibular foi a Copa do Mundo. “Postergar para depois dos jogos acabaria retardando o início das aulas do 2º semestre acadêmico. Por isso, a solução foi definir a data, com provas dia 8/6; e inscrições de 7/4 a 20/5.”

A Faculdade Decision, em razão dos jogos da Copa, terá inscrições a partir de 5/5 e prova agendada de Redação também a partir dessa data. E a Ftec realizará inscrições, de 3/4 a 3/5, para o Vestibular Intermediário, que será agendado a partir desse período.


Bookmark and Share


TAGS » Vestibular, Ensino