Porto Alegre, quarta-feira, 17 de Dezembro de 2014

  • 24/03/2014
  • 15:26
  • Atualização: 15:32

Catamarã não deverá estar funcionando como transporte para o Beira-Rio na Copa

Problemas nos estudo técnicos atrasarão a de píer

Catamarã não deverá estar funcionando como transporte para o Beira-Rio | Foto: Vinicius Roratto / CP Memória

Catamarã não deverá estar funcionando como transporte para o Beira-Rio | Foto: Vinicius Roratto / CP Memória

  • Comentários
  • Camila Kila / Rádio Guaíba

A expectativa inicial de disponibilizar o catamarã como transporte para o Beira-Rio durante a Copa do Mundo não deve se confirmar. O superintendente da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan), Oscar Gilberto Escher explica que a ideia era realizar a batimetria para medir a profundidade do Guaíba no trecho.

Conforme ele, porém, foi constatada a existência de uma grande quantidade de pedras no leito do rio, o que prejudica o uso do equipamento utilizado nas ocasiões anteriores. Assim, será feito um levantamento para que depois ocorra a batimetria convencional. Dessa forma, Escher diz que não há como estimar a data do início da operação no novo trecho.

Ele garante que, mesmo com o encerramento do evento mundial de futebol, a linha será instalada, já que há demanda de diversos segmentos. O superintendente conta que a Prefeitura de Guaíba está buscando disponibilizar estacionamento para que ônibus de torcedores do Interior parem no município e as pessoas sigam de catamarã até o estádio, em dias de jogo do Internacional.

Além dos estudos técnicos, deverão ser realizadas a sinalização do local e a colocação do píer, entre o Parque Gigante e o Marinha do Brasil, onde o veículo irá atracar.

Outra trajeto do catamarã poderá estar em funcionamento em abril. A parada em frente ao Barra Shopping Sul já foi instalada e o projeto de sinalização está sendo finalizado junto à Marinha.

As viagens custam R$ 7,35 para todos os trechos de operação do veículo que liga Guaíba a Porto Alegre. Diariamente são transportados entre 2,5 e 3 mil passageiros.