Porto Alegre, quinta-feira, 23 de Outubro de 2014

  • 25/03/2014
  • 00:01
  • Atualização: 00:04

Massa de ar frio perde força, mas manhã ainda será amena no RS

Terça-feira deverá ter mínimas de um dígito e máximas acima dos 30°C em alguns pontos

  • Comentários
  • Metsul

Massa de ar seco persiste sobre o Rio Grande do Sul e o sol predomina nesta terça-feira. Na faixa Leste, perto da costa, haverá mais nuvens esparsas. A baixa umidade traz grande diferença de temperatura da noite para o dia. A temperatura segue baixa na madrugada, mas esquenta rapidamente e faz até um pouco de calor à tarde, sobretudo em cidades do Centro e do Oeste.

No Noroeste, na região de Santa Rosa, Três de Maio e Horizontina, o ar ainda mais seco faz com que as mínimas sejam até menores que em algumas cidades da Serra. A tarde, contudo, tem calor com 30ºC ou mais.

As mínimas rondam os 8°C em São José dos Ausentes e os 9°C em Santa Rosa. As máximas, por sua vez, podem atingir 32°C na cidade do Noroeste. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 16°C e 30°C.

A madrugada desta segunda-feira foi ainda fria no Rio Grande do Sul, mas muito menos que no domingo. Vacaria, por exemplo, que teve domingo uma mínima de 1,4ºC, anotou 9,3ºC. Estação em Soledade que havia indicado 2,3ºC no domingo, não indicou menos de 11,1ºC.

O aquecimento da segunda-feira, refletindo a breve influência do frio mais intenso, é normal. Isso porque as massas de ar nesta época do ano ainda têm curta duração e tendem a escoar rapidamente para o oceano devido à trajetória marítima pelo Leste da Argentina, o que permite que a temperatura logo volte a se elevar com o ingresso de ar mais quente a partir do Norte.

É exatamente o cenário desta semana aqui no Rio Grande do Sul. A condição é tipicamente outonal. A manutenção da atmosfera seca vai garantir ainda noites muito amenas e até frias em áreas de baixada, mas aquece rapidamente durante a manhã com a presença do sol e até um pouco de calor é esperado à tarde em algumas regiões, especialmente no Centro e no Oeste do território gaúcho.

Bookmark and Share