Correio do Povo

Porto Alegre, 2 de Setembro de 2014


Porto Alegre
Agora
13ºC
Amanhã
16º 20º


Faça sua Busca


Notícias > Geral > Saúde

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

25/03/2014 14:11 - Atualizado em 25/03/2014 14:14

Unidade Básica de Saúde da Tristeza é reinaugurada

Melhorias contam com equipamentos de informática, climatização, pintura e parte elétrica e do telhado refeitos

Com 280 metros quadrados, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Tristeza, na rua Wenceslau Escobar, no bairro Cristal, na zona Sul de Porto Alegre, foi reinaugurada nesta terça-feira totalmente reformada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A cerimônia contou com as presenças do prefeito José Fortunati e do secretário municipal da Saúde, Carlos Henrique Casartelli. A unidade recebeu equipamentos de informática, climatização, pintura, e teve toda a parte elétrica e o telhado refeitos. Segundo Casartelli, a proposta é oferecer mais conforto aos servidores municipais e melhorias nas condições de atendimento a população do bairro.

Conforme o secretário, as redes hidráulica e sanitária do posto de saúde também foram reformadas. Uma nova sala para encontro dos grupos de tabagismo e diabetes foi aberta. O consultório de odontologia conta agora com duas cadeiras e um escovódromo - onde a população será atendida e também serão prestadas orientações sobre higiene bucal. O local possui ainda uma sala para a esterilização dos equipamentos odontológicos.

O posto de saúde da Tristeza foi fechado para reforma em julho de 2013 pela prefeitura. Nos oito meses de reforma, a unidade funcionou provisoriamente nos fundos da igreja Nossa Senhora das Graças. De acordo com Casartelli, a UBS Tristeza é referência de atendimento para uma população estimada em 28 a 30 mil pessoas e, ao longo do tempo, foi sofrendo alterações físicas, acréscimos de serviços e profissionais, precisando assim novas adaptações.

A unidade, que foi inaugurada em setembro de 1950, oferece, além do atendimento na atenção básica, serviços especializados de saúde bucal, pediatria, ginecologia, enfermagem, e é referencia na área de vacinação para raiva na região. Também são realizadas visitas domiciliares pelos profissionais de saúde e grupos educativos para deixar de fumar e de planejamento familiar. A UBS Tristeza realiza também a coleta para o teste do pezinho e vacinação na população indígena em parceria com a Funasa.

A unidade básica Tristeza é referencia em atendimento de urologia, coleta de material para DNA para o programa paternidade legal, asma infantil e adulto e colocação de DIU.

Bookmark and Share


Fonte: Claudio Isaías / Correio do Povo





» Tags:Saúde Geral

O que você deseja fazer?

Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.