Porto Alegre, sábado, 25 de Outubro de 2014

  • 26/03/2014
  • 07:25
  • Atualização: 07:57

Porto Alegre também é sala de aula

Pontos culturais da Capital são cenário para aprendizado

Projeto do colégio Marista São Pedro visita pontos culturais da Capital | Foto: Juliana Vencato / Colégio São Pedro / CP

Projeto do colégio Marista São Pedro visita pontos culturais da Capital | Foto: Juliana Vencato / Colégio São Pedro / CP

  • Comentários
  • Correio do Povo

O cenário pode ser um parque, um monumento histórico ou um barco no Guaíba. A lição é conhecer e interagir com a cidade onde se vive. Ao completar 242 anos, Porto Alegre mostra que é também sala de aula para o aprendizado de muitas disciplinas, e pode ser palco de ricas e inesquecíveis experiências a estudantes gaúchos de escolas públicas e privadas.

No Colégio Estadual Inácio Montanha, um projeto anual prevê que os estudantes tenham aulas ao ar livre pelo Centro Histórico da cidade. Já no Colégio Estadual Piratini, o trabalho de pesquisa realizado pelos alunos do 3 ano do Ensino Médio, com a professora de Matemática Silvana Benvenutti, utiliza figuras originais da cidade de Porto Alegre.

Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Anísio Teixeira, o Laboratório de Inteligência do Ambiente Urbano (Liau) é canal de interação com a comunidade. A proposta visa debater temas variados, como maus-tratos aos animais e a ocupação irregular.

Também nas escolas particulares, a Capital mobiliza diversos estudos. Os alunos do 3 ano do Ensino Fundamental do Colégio Marista São Pedro participam do projeto Conhecendo Porto Alegre, cujo objetivo é identificar as principais características da cidade, desde a sua origem até os dias atuais. O projeto interdisciplinar é desenvolvido durante todo o ano. Em passeios com o ônibus Linha Turismo e observações em diferentes bairros da cidade, as crianças aprendem sobre o desenvolvimento geográfico, histórico e cultural da cidade.

Bookmark and Share