Correio do Povo

Porto Alegre, 15 de Setembro de 2014


Porto Alegre
Agora
18ºC
Amanhã
10º 21º


Faça sua Busca


Notícias > Geral

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

26/03/2014 20:00 - Atualizado em 26/03/2014 20:26

Terminado em 2012, mirante do Dmae é inaugurado na zona Sul

Obra do Pisa cria espaço turístico para observação da orla do Guaíba

Obra do Pisa cria espaço turístico para observação da orla do Guaíba<br /><b>Crédito: </b> Cristine Rochol/PMPA/Divulgação CP
Obra do Pisa cria espaço turístico para observação da orla do Guaíba
Crédito: Cristine Rochol/PMPA/Divulgação CP
Obra do Pisa cria espaço turístico para observação da orla do Guaíba
Crédito: Cristine Rochol/PMPA/Divulgação CP

A estrutura foi terminada ainda em 2012, mas o mirante do Cristal, na zona Sul de Porto Alegre, foi finalmente inaugurado nesta quarta-feira, com a presença do prefeito José Fortunati e autoridades. A obra do Programa Integrado Socioambiental (Pisa), acrescenta utilização turística para as Estações de Bombeamento de Esgoto - EBEs Cavalhada (C2) e Cristal e a chaminé de equilíbrio do Sistema de Esgotamento Sanitário da Ponta da Cadeia. Instalado na avenida Diário de Notícias, ele foi recebido no aniversário da cidade, com os convidados tendo a oportunidade de observar o pôr do Sol.

A última previsão do Departamento Municipal de Águas e Esgoto (Dmae), projetava a abertura para o final de fevereiro após tratativas do órgão e da prefeitura com a Fepam, mas os preparativos levaram mais um mês Outra questão pode atrasar o acesso geral ao mirante que fica em frente às duas torres de tratamento, com 26 metros de altura. Apesar do projeto ser liberado à população, o local não terá os portões sempre abertos. Será necessário agendar visitas e o Dmae já trabalha num método para marcação de horários. A regulação será necessária para preservação do patrimônio e também para garantir a segurança dos frequentadores do mirante.

Obra ganhou destaque internacional

Mesmo vazio, o mirante das torres de tratamento de esgoto já chamou atenção dentro do Brasil e até ganhou destaque internacional por sua arquitetura. Em 2012, foi selecionada entre 95 projetos como uma das obras que representou o país no Panorama de Obras da VIII Bienal Ibero-americana de Arquitetura e Urbanismo, na Espanha. O próximo passo é colocar as pessoas para dentro do prédio, admirado apenas em fotos e na passagem pela avenida, nos últimos meses.

O Programa Integrado Socioambiental é a maior obra de saneamento da história de Porto Alegre. Com um investimento de R$ 672,9 milhões, sendo R$ 480 milhões para as obras de saneamento, via financiamento do BID e da Caixa Federal com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o Pisa deverá triplicar a capacidade de tratamento de esgotos, de 27% para 80%.


Bookmark and Share

Fonte: Correio do Povo






O que você deseja fazer?

Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.