Correio do Povo

Porto Alegre, 23 de Agosto de 2014


Porto Alegre
Agora
16ºC
Amanhã
22º 34º


Faça sua Busca


Notícias > Geral

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

27/03/2014 01:09 - Atualizado em 27/03/2014 01:10

RS terá predomínio de sol e aquecimento forte à tarde nesta quinta

Dez anos depois do Catarina, condições do tempo serão bem mais favoráveis no Litoral Norte

A quinta-feira será mais um dia de predomínio do sol, apesar da presença de nuvens. Poderá ocorrer registros de nevoeiro isolado na madrugada e ao amanhecer. O começo do dia é de marcas amenas, mas a temperatura não sobe tanto quanto no restante da semana em Porto Alegre. No Oeste e no Noroeste do Estado é que o aquecimento será maior.

As mínimas devem alcançar 11°C em São José dos Ausentes e 13°C em Vacaria. As máximas, por sua vez, podem atingir 32°C em Santa Rosa; Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 19°C e 31°C.

Dez anos do Catarina


Torres terá sol e nuvens nesta quinta-feira, mas com períodos de maior nebulosidade. As condições serão muito diferentes de 10 anos atrás, quando à noite a cidade começou a sofrer os efeitos do furacão Catarina com chuva intensa e vento de mais de 100 km/h. A tempestade ainda se intensificaria na madrugada do dia 28.

Talvez nenhum dia tenha sido tão tenso para os meteorologistas do Sul do Brasil como o 27 de março de 2004. Foi quando o já formado furacão Catarina ganhou muita força e se organizou de forma bastante simétrica no litoral. A tempestade a cada hora era mais intensa no mar e inexistiam dados sobre velocidade de vento pela ausência de bóias.

A sua trajetória exata era um desafio de previsão, já que, diferentemente de outras partes do mundo, não existiam modelos de computador específicos para ciclones tropicais no Atlântico Sul. Sabia-se que o Catarina atingiria entre os litorais do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, mas não exatamente que ponto. Quase toda a área entre Tramandaí e Florianópolis estava no cone de risco. No fim do dia, alteração de rota levou o furacão para Torres e o Sul de Santa Catarina, que começou a sofrer os efeitos do vento e da chuva.


Bookmark and Share

Fonte: Metsul






O que você deseja fazer?

Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.