Porto Alegre, sexta-feira, 31 de Outubro de 2014

  • 27/03/2014
  • 10:21
  • Atualização: 10:29

Rússia criará sistema próprio de pagamento eletrônico, anuncia Putin

Manobra seria tentativa de escapar da pressão financeira ocidental

Putin anuncia que Rússia criará o próprio sistema de pagamento eletrônico | Foto: Alexei Nikolsky / RIA-Novosti / AFP / CP

Putin anuncia que Rússia criará o próprio sistema de pagamento eletrônico | Foto: Alexei Nikolsky / RIA-Novosti / AFP / CP

  • Comentários
  • AFP

O presidente russo Vladimir Putin anunciou nesta quinta-feira o próprio sistema de pagamento eletrônico, em uma clara tentativa de escapar da pressão financeira ocidental por causa da anexação da Crimeia. "Em países como Japão e China este sistema funciona, e funciona muito bem", disse Putin, citado por agências russas.  "Por que não poderíamos fazer? Deveríamos e com certeza vamos fazer", completou.

As multinacionais americanas Visa e Mastercard interromperam na sexta-feira o sistema de pagamentos aos clientes de vários bancos russos, após o anúncio de sanções de Washington contra o banco Rossiya, controlado pelo bilionário Yuri Kovalchuk, e certas personalidades russas.

As limitações foram suspensas desde então e afetam apenas o Rossiya. O comportamento das empresas americanas é lamentável, criticou Putin. "Penso que isto provocará a perda de certos segmentos do mercado, um mercado muito lucrativo", alfinetou.

Quase 95% dos pagamentos por meio de cartões de crédito na Rússia são feitos com sistemas estrangeiros, informou presidente do Banco Central, Elvira Nabiulina. O ministro das Finanças, Anton Siluanov, informou, segundo a agência Interfax, que no momento a Rússia não renunciará aos sistemas Visa e Mastercard, mas "paralelamente" o governo começará a preparar a criação do próprio sistema nacional.


Bookmark and Share