Correio do Povo

Porto Alegre, 28 de Julho de 2014


Porto Alegre
Agora
6ºC
Amanhã
10º 21º


Faça sua Busca


Notícias > Internacional

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

28/03/2014 09:19 - Atualizado em 28/03/2014 09:22

Rússia deve retirar tropas da fronteira com Ucrânia, diz Obama

Presidente dos EUA falou à canal de TV americano

O presidente Barack Obama disse que a Rússia deve retirar as tropas da fronteira com a Ucrânia e começar a negociar com a comunidade internacional, em uma entrevista exibida nesta sexta-feira pelo canal CBS News.

Obama disse ao canal que a decisão do presidente russo Vladimir Putin de deslocar forças militares na fronteira pode ser "simplesmente um esforço para intimidar a Ucrânia, ou pode ser que eles tenham planos adicionais". Apesar dos diferentes números de militares russos concentrados na fronteira, de acordo com as fontes, Obama destacou que para "aliviar a situação" a Rússia deveria ordenar "o recuo das tropas e começar negociações diretamente com o governo ucraniano, assim como com a comunidade internacional".

As declarações de Obama foram divulgadas em Washington pouco antes do desembarque do presidente americano na Arábia Saudita.

Nessa quinta-feira, o presidente do Conselho de Segurança Nacional ucraniano, Andrei Parubi, disse que 100 mil soldados russos foram deslocados para perto da fronteira, muito acima dos 20 mil  homens calculados por Washington.

Segundo Obama, Putin tem dado mostras de "rancor a respeito do que considera a perda da União Soviética". Também disse que o colega russo não deveria retornar às práticas que prevaleceram na época da Guerra Fria". "É possível que interprete de maneira equivocada o Ocidente. Com certeza interpreta de maneira equivocada a política externa americana", disse Obama.

Bookmark and Share


Fonte: AFP






O que você deseja fazer?

Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.