Porto Alegre, quarta-feira, 26 de Novembro de 2014

  • 28/03/2014
  • 09:46
  • Atualização: 10:18

Estudantes protestam contra aumento da tarifa de ônibus

Manifestação causou congestionamento nas ruas centrais de Porto Alegre

  • Comentários
  • Correio do Povo

Estudantes realizaram na manhã desta sexta-feira uma caminhada pelas ruas centrais de Porto Alegre contra o reajuste na tarifa de ônibus, anunciado pela Empresa Pública de Transporte e Circulaçã (EPTC) na terça. O protesto causou congestionamentos nas avenida João Pessoa e Salgado Filho.

Por volta das 9h15min, os manifestantes se concentraram em frente à Prefeitura de Porto Alegre. A estudante do Colégio Estadual Júlio de Castilhos e integrante do Grêmio estudantil, Marcela Pellin, explicou que o ato também é para chamar a atenção dos governantes para a educação. “As escolas em todo Brasil estão precarizadas e isso só vai mudar com a pressão aos governos, que hoje garantem uma Copa do Mundo para os empresários e pra FIFA, mas não garantem uma saúde de qualidade para a população e uma educação de qualidade”, disse. Os alunos do Colégio Júlio de Castilhos tentarão entregar ao governador uma caixa que reúne opiniões sobre como é estudar em escola pública.

Por volta das 10h, os manifestantes se reuniram em frente ao Palácio Piratini, onde representantes das escolas falaram para que o governador Tarso Genro pudesse ouvi-los. Em carta, os estudantes pediram mais investimentos na educação, criticaram a reforma do ensino médio e acusaram o governo de ignorar manifestações anteriores. Além disso, exigiram o fim da criminalização dos movimentos sociais e da repressão violenta que sofrem por parte da Brigada Militar (BM). 

* Com informações do repórter Dico Reis da Rádio Guaíba

Bookmark and Share