Porto Alegre, domingo, 23 de Novembro de 2014

  • 28/03/2014
  • 14:45
  • Atualização: 15:14

Pinguins concluem troca de penas e estão prontos para o inverno da Serra

Animais de zoológico demoram em média quatro semanas no processo

  • Comentários
  • Correio do Povo

Os pinguins do Gramadozoo (no Km 35 da ERS-115) concluíram a troca anual de penas e estão pronto para o inverno. Os animais estão ainda mais esbeltos e brincalhões. Os filhotes concluíram a primeira troca e os adultos renovaram o “traje de gala”.

Segundo a técnica em veterinária Christina Regina Capalbo, os únicos que ainda não terminaram a troca são o pai e a mãe dos filhotes. “Todos os outros estão prontos. Observamos que os pais cuidaram dos filhotes e, depois, iniciaram a renovação. O pai está terminando e mãe deve iniciar em breve”, diz Christina.

Conforme a técnica, a renovação leva em média quatro semanas. No período, as aves ficam sem comer e não entram na água. “Eles ficam mais inchados porque armazenam gordura antes de começar a mudança de penas”, afirma.

Animais podem ter uma baixa na imunidade, por isso receberam suplementação alimentar. "Sem a proteção das penas, eles ficam mais suscetíveis ao frio. Além de renovar as penas, a troca é uma preparação para aguentar o inverno”, explica Christina.

Bookmark and Share