Porto Alegre, domingo, 23 de Novembro de 2014

  • 28/03/2014
  • 23:38
  • Atualização: 23:43

RS terá predomínio de sol e tarde abafada neste sábado

Ar quente propicia instabilidade, mas chuva deverá ser localizada

  • Comentários
  • Metsul

O sol aparece na maior parte do Rio Grande do Sul neste sábado, mas haverá nuvens no céu em todas as regiões. Massa de ar quente cobre o Estado e determina as condições do tempo. Da tarde para a noite, devido ao forte aquecimento, nuvens mais carregadas se formam em algumas regiões e pode ocorrer chuva localizada, principalmente no Sul e no Oeste.

Nas demais regiões, se chover, será de forma bastante localizada. A temperatura ainda é agradável durante o período da manhã, mas aquece rapidamente e a tarde tem calor, mais intenso no Centro e no Oeste.

As mínimas rondam os 13°C em São José dos Ausentes e 14°C em Vacaria. As máximas, por sua vez, podem passar dos 34°C em Santa Cruz do Sul. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 20°C e 34°C.

O Rio Grande do Sul passou grande parte da semana sob influência de uma massa de ar seco que gradualmente aqueceu. Na sexta, contudo, influenciado por massa de ar quente e mais úmida, a dinâmica atmosférica foi típica de verão com chuva isolada no Oeste, Sul e Centro do Estado. Houve relatos até de granizo nas áreas de Pelotas e Santa Rosa.

O calor favoreceu a instabilidade. A máxima foi a quase 34ºC na Grande Porto Alegre e grande parte do interior teve mais de 30ºC. Neste sábado é esperado outro dia abafado com pancadas de chuva esparsas, mais da tarde para a noite.

No domingo, por conta de um centro de baixa pressão no Norte da Argentina, a nebulosidade e instabilidade aumentam. A chuva se concentrará na Metade Oeste, onde chove desde cedo. As pancadas serão mais isoladas nas demais regiões, sobretudo da tarde para noite. Modelos se dividem sobre chuva em Porto Alegre. Uns apontam chance entre a tarde e a noite e outros só para segunda, mas não se pode afastar instabilidade na Capital na segunda metade do dia.

Bookmark and Share