Porto Alegre, quinta-feira, 30 de Outubro de 2014

  • 29/03/2014
  • 18:49
  • Atualização: 19:00

Rodeio lota Parque da Harmonia em Porto Alegre

Sábado de sol garantiu ambiente para curtir tradições gaúchas e a música tradicionalista

  • Comentários
  • Cláudio Isaías / Correio do Povo

O sábado ensolarado levou muita gente ao 13º Rodeio de Porto Alegre, no Parque da Harmonia. O final de semana serviu para curtir as tradições gaúchas e ouvir muita música tradicionalista. O destaque ficou por conta das competições e provas de laço, rédea e gineteadas, que ocorreram simultaneamente às apresentações artísticas, shows, bailes e atividades recreativas, regadas a muito churrasco e chimarrão. O prefeito José Fortunati e o vice Sebastião Melo participaram da abertura da festa. O rodeio de Porto Alegre, que iniciou no dia 27, termina neste domingo à noite, no Parque da Harmonia.

As provas de laço, rédea e gineteada estão sendo disputadas em competições de 11 categorias com destaque para a Taça Fetag e a Taça Senar. O público lotou as arquibancadas do parque para acompanhar as provas neste sábado. O evento integra a programação dos 242 anos de Porto Alegre. O secretário municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic)Humberto Goulart, disse que o rodeio e a feira serviram para integrar o campo com a cidade. “O gaúcho valoriza suas raízes”, acrescentou.

O evento contou com shows e bailes animados pelos grupos Tchê Barbaridade, Banda Vanera, Luiz Marenco, Joca Martins e Machado e Balanço do Tchê. No local, o público adquiriu produtos da agricultura familiar, artigos de vestuário tradicionalista e artesanato nos estandes instalados próximos à pista de competição. O empresário Eduardo Pedroso, de Canoas, disse que foi uma oportunidade para apresentar o trabalho da família que vive há 27 anos da produção de botas, cintos e alpargatas.

Paralela ao rodeio, está sendo realizada a 11ª Feira Agropecuária da Produção Primária de Porto Alegre (Fepoagro). A programação prevê a realização de exposições, julgamentos e leilões de ovinos. A Associação de Piscicultores e Pescadores do Extremo-Sul instalou um tanque para exposição de peixes e apresentação do Projeto de Incentivo a Piscicultura que está sendo desenvolvido por 50 produtores rurais com o apoio da Smic.

O coordenador da Fepoagro, Eduardo Amato Bernhard, ressaltou que estão previstas a realização de julgamentos de ovinos e equinos. O evento conta com a presença de mais 100 ovinos para comercialização. Conforme Bernhard, a feira tem a participação de produtores do Lami, Belém Novo, Vila Nova e Belém Velho, e tem como atrações a 1ª Mostra da Agricultura Familiar, a 3ª Mostra de Ovinos Coloridos e a 2ª Expofeira de Ovinos de Carne de Porto Alegre.

Os eventos são promovidos pela Smic, Sindicato Rural de Porto Alegre, Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Emater/RS e Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag).

Bookmark and Share