Porto Alegre, sábado, 25 de Outubro de 2014

  • 01/04/2014
  • 21:52
  • Atualização: 22:28

Tsunami moderado atinge costas do Chile e do Peru

Força de terremoto foi revisada para 8,2 graus na escala richter

  • Comentários
  • Correio do Povo

O Centro de Alerta para Tsunamis do Pacífico (PTWC), administrado pelos Estados Unidos, revisou para 8,2 a força do terremoto que atingiu a costa do Chile nesta terça-feira. As primeiras ondas de um tsunami considerado moderado foram registradas na região Norte do país por volta das 21h, com as mais altas chegando a 2,11 metros por 12 minutos em Iquique, onde moradores foram levados a um estádio.

Além do Chile, Peru e Equador estão sob alerta de tsunami. Colômbia, Panamá, Costa Rica, Nicarágua e El Salvador devem observar os efeitos do tsunami para avaliar riscos. Quatro réplicas ao redor de 5 graus na escala richter foram registradas após o temor principal.

O primeiro tremor foi detectado às 20h46min nas regiões de Arica e Parinacota, com o epicentro a 44 quilômetros de profundidade no Oceano Pacífico. Por conta do risco, a Oficina Nacional de Emergências (Onemi) ordenou a evacuação preventiva da área costeira de Arica, Parinacota e Tarapacá. Muitas cidades ficaram sem luz por conta do terremoto. De acordo com o monitoramento do Onemi, as orlas de Matarani (Peru), Arica, Pisagua, Iquique e Patache já foram atingidas por efeitos do tremor nas águas. Tocopilla e Antofagasta poderiam ser as próximas atingidas.

Em Arica, os Carabineros do Chile auxiliam na evacuação e registram deslizamentos de terra na Ruta 5 Norte. Os militares já atuaram na evacuação de mais de 20 mil pessoas para zonas seguras.

Bookmark and Share