Correio do Povo

Porto Alegre, 3 de Setembro de 2014


Porto Alegre
Agora
15ºC
Amanhã
14º 21º


Faça sua Busca


Notícias > Internacional

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

03/04/2014 01:14 - Atualizado em 03/04/2014 07:34

Chile suspende alerta de tsunami após forte réplica de terremoto

Abalou foi revisto para 7,6 graus na escala Richter

População passa a noite nas ruas de Antofagasta
Crédito: Jorge Jara / AFP / CP

As autoridades chilenas suspenderam nesta quinta-feira o alerta de tsunami em nível nacional, emitido após uma forte réplica ter atingido o Norte do país, um dia depois do terremoto de 8,2 na escala Richter. “Os serviços hidrográficos e oceanográficos da Marinha anularam o alerta de tsunami para todo o território nacional”, disse o ministro do Interior, Rodrigo Peñailillo, em entrevista.

A magnitude da réplica, a mais forte registrada na sequência do terremoto ocorrido na noite dess terça-feira, foi revista de 7,8 para 7,6. “As pessoas podem regressar tranquilamente às suas casas”, acrescentou o ministro.

A presidenta do Chile, Michelle Bachelet, que está em Arica para acompanhar a situação, elogiou a resposta dos cidadãos e das autoridades do Norte do país, após o tremor que deixou seis mortos e graves danos materiais.

Bachelet, que viajou nessa quarta-feira para a área atingida, teve que abandonar o hotel de Arica, em que se encontrava, sendo retirada como “todas as outras pessoas” para um local alto da cidade após a forte réplica registrada ontem à noite.

A chefe de Estado chilena seguiu depois para a sede regional do Gabinete Nacional de Emergência (Onemi), onde se concentram as informações sobre o que ocorre na região, explicou aos jornalistas. “Viemos para ver como podemos ajudar e não para incomodar. Queremos saber qual é a situação atual e tentar ser úteis”, disse ela.

Bookmark and Share

Fonte: Agência Brasil






O que você deseja fazer?

Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.