Correio do Povo

Porto Alegre, 19 de Setembro de 2014


Porto Alegre
Agora
18ºC
Amanhã
13º 22º


Faça sua Busca


Notícias > Política

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

03/04/2014 17:01 - Atualizado em 03/04/2014 17:02

Base do governo protocola CPMI para investigar outros temas além da Petrobras

Requerimento foi assinado por 219 deputados e 32 senadores

Os líderes do governo no Congresso, senador José Pimentel (PT-CE), e na Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), protocolaram há pouco requerimento para criação de uma comissão parlamentar mista de inquérito (CPMI) para investigar irregularidades que incluem, além da compra da Refinaria de Pasadena, obras de metrô em São Paulo e no Distrito Federal e o contrato entre a Petrobras e o Porto de Suape para construção da Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco.

O senador José Pimentel negou que a medida seja uma manobra para impedir as investigações propostas pela oposição em CPIs específicas para investigar os contratos da Petrobras. “Estamos propondo a investigação de toda e qualquer denúncia que é feita neste país. O governo da presidenta Dilma Rousseff não tem medo de investigação”, disse Pimentel.

O requerimento foi assinado por 219 deputados e 32 senadores. O pedido é uma resposta à ideia da oposição de criar, inicialmente, uma CPI e depois uma CPMI para investigar, especificamente, a compra da Refinaria de Pasadena e outros contratos firmados pela Petrobras com suspeitas de irregularidade. Com mais esse requerimento, já são quatro as propostas de criação de comissões parlamentares de inquérito.

Já Chinaglia criticou a oposição e acusou o PSDB de impedir a criação de CPIs na Assembleia Legislativa de São Paulo, onde é maioria. De acordo com o petista, as denúncias envolvendo a Petrobras já estão sendo investigados pela Polícia Federal, Tribunal de Contas da União (TCU), Ministério Público e também pela Controladoria-Geral da União.

“Não fomos nós que quisemos fazer, dessas investigações, tábula rasa, e propusemos uma CPI. Continuamos avaliando que essas instituições têm mais capacidade técnica para fazer as investigações”, pontuou o deputado. Depois de conferidas as assinaturas, a previsão é que o requerimento seja lido no próximo dia 15 durante sessão do Congresso.

Bookmark and Share

Fonte: Agência Brasil






O que você deseja fazer?

Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.