Correio do Povo

Porto Alegre, 23 de Julho de 2014


Porto Alegre
Agora
18ºC
Amanhã
15º


Faça sua Busca


Notícias > Internacional

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

03/04/2014 21:34 - Atualizado em 03/04/2014 22:01

Atividades sísmicas continuam intensas no Chile

Analistas alertam sobre a possibilidade de novos terremotos

Pessoas caminham ao redor de cratera aberta por terremoto, em Iquique<br /><b>Crédito: </b> Aldo Solimano / AFP / CP
Pessoas caminham ao redor de cratera aberta por terremoto, em Iquique
Crédito: Aldo Solimano / AFP / CP
Pessoas caminham ao redor de cratera aberta por terremoto, em Iquique
Crédito: Aldo Solimano / AFP / CP

 A atividade sísmica no Norte do Chile continuou intensa nesta quinta-feira, dois dias após um terremoto de 8,2 graus na escala Richter que causou a morte de seis pessoas. Especialistas consultados por jornais locais e pela TV Multiestatal Telesur não descartam a possibilidade de novos terremotos. Na madrugada de quinta-feira, houve uma réplica de 7,6 graus, também na Região Norte.

Os analistas dizem que a situação se repetirá, porque uma grande quantidade de energia está acumulada em baixo da terra. O governo chileno está em alerta e nos sites da Presidência e do Ministério do Interior e Segurança Pública, informações são divulgadas em tempo real e foi criado um sistema de monitoramento constante, o qual reúne alertas e medidas de proteção, evacuação e atenção à população.

O terremoto da última terça-feira causou o desacoplamento de três áreas. De acordo com Gabriel González, da Universidade Católica do Chile, a parte central foi rompida, a 100 km de Iquique “Esta zona ainda não liberou energia e compreende duas partes. Uma ao sul em um raio de 292 km e outra, ao norte de até 150 km”, informou.

A cidade de Iquique, principal porto do país, está com problemas de eletricidade e falta de água devido à catástrofe. Duas mil casas foram afetadas até o momento.

Bookmark and Share

Fonte: Agência Brasil






O que você deseja fazer?

Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.