Porto Alegre, domingo, 26 de Outubro de 2014

  • 06/04/2014
  • 13:33
  • Atualização: 13:39

Aumentam as vagas para Medicina no RS

Comissão do MEC está visitando municípios que foram credenciados a receber novas faculdades

  • Comentários
  • Correio do Povo

As diretrizes do Ministério da Educação (MEC) voltadas à política de expansão das faculdades de Medicina no País mobilizam não só as universidades que deverão oferecer novos cursos - Feevale, Unisinos, URI, Unijuí e Unifra, no RS - mas também as comunidades e toda a região onde estas instituições estão localizadas: Ijuí, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Erechim e Santa Maria. Cumprindo o cronograma do MEC, uma comissão está visitando 49 municípios, que foram credenciados a receber novas faculdades.

No final de março, a equipe do MEC encerrou a visita à Unijuí, uma das candidatas, e fez o levantamento da infraestrutura de Ijuí e da região. A atividade envolveu contatos com autoridades e lideranças comunitárias. O parecer final sobre a autorização para instalação dos novos cursos deve sair no final de maio. A partir daí, as universidades que receberem o aval do MEC terão 18 meses para realizar o primeiro vestibular na área. Com isso, os novos cursos aumentarão ainda mais o número de vagas para o curso de Medicina no Estado.

Há um ano, eram 978 vagas oferecidas por 11 instituições de Ensino Superior. Com 170 novas vagas, surgidas a partir do 2º semestre de 2013, hoje o total ofertado é de 1.148 vagas anuais, em 13 universidades públicas, privadas e comunitárias. As instituições particulares distribuem suas vagas em duas ofertas anuais - uma no vestibular de verão e outra no inverno. Já nas universidades públicas, mesmo com um só processo seletivo, as vagas são distribuídas para ingresso no 1º e 2º semestres; ou pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com a avaliação pela nota do Enem. Atualmente, no RS, o curso de Medicina é oferecido por Ufrgs, UFSM, UFPel, UFCSPA, Furg, UFFS, PUCRS, Ulbra, UCS, Unisc, UCPel, UPF e Univates. 

Bookmark and Share