Porto Alegre, quinta-feira, 23 de Outubro de 2014

  • 08/04/2014
  • 15:47
  • Atualização: 15:52

Após perda de estoque, posto volta a vacinar no Centro da Capital

Em função de um assalto, unidade teve de inutilizar quase duas mil doses

  • Comentários
  • Camila Kila / Rádio Guaíba

O Centro de Saúde Santa Marta voltou a aplicar vacinas de forma parcial nesta terça-feira, após perder todo o estoque em razão de arrombamento no final de semana. A unidade no Centro de Porto Alegre recebeu parte dos novos lotes, faltando apenas a BCG, contra tuberculose. É aguardada a remessa dessas vacinas, para que as imunizações voltem a ocorrer normalmente nesta quarta-feira 

Conforme a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), quase duas mil doses foram perdidas por terem ficado sem refrigeração. Tiveram que ser inutilizadas vacinas de Penta (contra difteria, tétano, coqueluche e sarampo), Pólio Oral (poliomielite), Anti-tetânica, DPP (difteria, tétano, coqueluche), Febre Amarela, Tetra Viral (sarampo, rubéola, coqueluche), Pneumo (meningite e doenças pulmonares graves), BCG (tuberculose) e Retrovirus.

A invasão foi percebida na manhã dessa segunda-feira, quando os funcionários chegaram para o trabalho. Os ladrões alcançaram a marquise do primeiro andar subindo por uma árvore e arrombaram a grade de uma janela do setor de vacinas.

Na procura por objetos de valor, os criminosos deixaram abertas as geladeiras onde eram estocadas todas as vacinas que são aplicadas no Santa Marta. Por ter ficado várias horas em temperatura ambiente, as doses tiveram que ser descartadas.

Foram roubados lençóis, mantas térmicas (utilizadas para atendimento de urgência), instrumentos usados por médicos e enfermeiros nas consultas, como termômetros, alicates, objetos pessoais dos servidores e uma cadeira de escritório. 

Bookmark and Share