Correio do Povo

Porto Alegre, 1 de Outubro de 2014


Porto Alegre
Agora
21ºC
Amanhã
13º 20º


Faça sua Busca


Notícias > Geral

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

08/04/2014 23:04 - Atualizado em 08/04/2014 23:15

Após manhã com instabilidade, tempo melhora nesta quarta-feira

RS enfrentará possibilidade de temporais isolados de vento e granizo no começo do dia

As primeiras horas desta quarta-feira ainda devem ter intensa instabilidade com registro de chuva localmente forte e temporais isolados de vento e granizo, do Centro para o Norte do Rio Grande do Sul. No decorrer do dia, o sol aparece com nuvens no Oeste, Centro e o Sul do Estado.

Na Metade Norte, o céu ainda vai apresentar mais nuvens e chuva ao longo do período, mas gradualmente a instabilidade perderá força e muitas áreas devem ter melhoria gradual. Não faz o calorão dos últimos dias, mas ar ainda quente permanece no Estado e por isso não se prevê frio.

As mínimas chegam a 15°C em Bagé e São José dos Ausentes. As máximas, por sua vez, podem atingir 28°C em Uruguaiana e Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 19°C e 27°C.

Vento destrutivo fez estragos na tarde desta terça entre Marques de Souza e Forquetinha, no Vale do Taquari, junto à BR-386. Árvores foram decepadas em seus troncos e antenas parabólicas e caixas d’água foram parar na rodovia. Uma árvore tombou na estrada. Imagens dos danos trazem características consistentes com a passagem de um tornado: caráter muito localizado e concentração dos estragos, rastro numa faixa bem estreita do terreno e árvores decepadas no tronco.

O radar meteorológico acusou supercélula de tempestade na área, logo capaz de produzir fenômenos severos. Frente fria associada a um ciclone na Argentina atuava no Estado e ao encontrar o ar muito quente favoreceu temporais. Tornados em abril são raros por ser período do ano com menos tempo severo.

Não é a primeira vez que um tornado atinge a área de BR-386. Em 10 de setembro de 2008, um tornado mais intenso fez estragos na região de Tabaí. Houve o colapso total de grandes estruturas e caminhões chegaram a ser virados pelo vento para fora da rodovia.

Bookmark and Share

Fonte: Metsul






O que você deseja fazer?

Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.