Porto Alegre, sexta-feira, 31 de Outubro de 2014

  • 09/04/2014
  • 15:09

Quatro hospitais da Capital realizam mutirão de cirurgia reparadora

Iniciativa atendeu a 100 pacientes que estavam à espera do procedimento pelo Sistema Único de Saúde

  • Comentários
  • Correio do Povo

Quatro hospitais de Porto Alegre participaram nesta quarta-feira do mutirão de cirurgia plástica reparadora. A iniciativa atendeu a 100 pacientes que estavam à espera do procedimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para a eliminação de tumores de pele. O mutirão gratuito foi organizado pelo Departamento de Ação Social da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) .

As cirurgias plásticas foram realizadas nos hospitais Ernesto Dornelles, São Lucas da PUC, de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e no Complexo da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.

O presidente da SBCP Regional do RS, Márcio Rigo, disse que o objetivo da iniciativa foi de atender os pacientes que estavam em fila de espera pela cirurgia. No hospital Ernesto Dornelles, foram realizados dez procedimentos na manhã de ontem. Segundo Rigo, 48 cirurgias plásticas realizadas na instituição de saúde tivera inicio na segunda-feira. “No Estado, a incidência do câncer de pele é muito alta devido a descendência europeia da população gaúcha”, destacou.

O cirurgião plástico Henrique Suksteris, responsável pelos procedimentos no Ernesto Dornelles, destacou que os pacientes beneficiados pela cirurgia foram selecionados através de uma lista de espera. De acordo com Suksteris, os sintomas do câncer de pele são lesões que custam a cicatrizar, verrugas, manchas escuras na pele e lesões que mudam de tamanho, formato e cor. Os procedimentos cirúrgicos nos quatro hospitais foram acompanhados por uma comitiva de especialistas da SBCP.

Bookmark and Share